Prefeitura lança Programa Municipal para Atração de Investimentos (PMAI)

Publicado em 9 de novembro de 2017 às 16:19

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Na manhã de quarta-feira (08) a Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) fez o lançamento do Programa Municipal para Atração de Investimentos (PMAI), em solenidade na Câmara de Vereadores.

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, agradeceu as parcerias formadas e a adesão das partes envolvidas e disse que sente orgulho pelo trabalho realizado para a criação do Programa Municipal para Atração de Investimentos e o levantamento de dados feito para isso. “Não há outro meio de oferecer serviços de qualidade à população por parte da administração pública, se não for por meio de investimentos que geram arrecadação, o PMAI é um programa que permitirá um desenvolvimento ordenado e com isso, além de novos investimentos, quem ganha são os são-joseenses em vários aspectos como geração de renda, empregos e desenvolvimento local”, afirmou Toninho.

O PMAI visa o alinhamento de estratégias que permitam ao município, juntamente com a Agência Paraná de Desenvolvimento, realizar a prospecção de negócios a médio e longo prazo para promoção do desenvolvimento local e, para isto, utilizar-se de metodologia de ações desenvolvidas exclusivamente para este fim.

Onde, dentre os objetivos do Programa estão: criar condições internas para atração do investimento; avaliar quais são as dotações internas de fatores como mão de obra, infraestrutura e áreas, dentro da região do município; mensurar indicadores que classifiquem os municípios em grau de atratividade, e reunir as lideranças locais para definição de estratégias de ação para os problemas levantados.

Segundo Giam Celli, secretário a frente da Sictur, de forma resumida, o PMAI será uma série de ações para preparar o município para o recebimento de novos investimentos, além de criar projetos de prospecção para atração de empresas consideradas chave para impulsionar o crescimento da região. “Em meio à situação econômica em que se encontra o país, novos investimentos são fundamentais para estabilidade e crescimento dos municípios, São José dos Pinhais tem um enorme potencial de desenvolvimento. Para tanto, nós da administração pública, entendemos que é preciso preparar e estruturar cada vez mais nosso município para um crescimento concreto e continuado, por isso criamos o PMAI”, comentou Giam.

Presente na solenidade ainda, o presidente da Agencia Paraná de Desenvolvimento – Adalberto Bueno Netto, que na ocasião comentou que o PMAI é um dos melhores programas apresentados no Estado, onde com o prefeito Toninho sendo um visionário de iniciativa os órgãos se alinham numa visão compartilhada de desenvolvimento. Também presente o gerente da Agencia Paraná de Desenvolvimento – Jean Carlos Alberini, o assessor da Secretaria de Planejamento do Estado – Mário Figueiredo, o presidente da Aciap-SJP – Claudemir Gibrin, os vereadores Élcio do Bolinho e Tadeu Camargo, além de representantes das classes empresariais e da indústria e do Sebrae.

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)