27/12/2018

Prefeitura investe em rede de captação de água para evitar alagamentos

A implantação de novas galerias de águas pluviais é o fim permanente do drama dos alagamentos que causavam prejuízos para muitas famílias (Foto: Ademar Marques/PMSJP)

Uma das metas defendida pela Prefeitura de São José dos Pinhais é o fim dos alagamentos nos domicílios nos dias de chuva em alguns bairros da Cidade. Com isso, localidades como Ipê, Jardim São Paulo e Jardim Itatiaia, no Grande Guatupê, estão recebendo um trabalho diferenciado com implantação de novas caixas de captação de águas pluviais em locais onde antes causavam prejuízos e preocupações para alguns moradores.

Por determinação do prefeito Toninho Fenelon, a Rua Paul Lepoutre, no Bairro Ipê, ganhou uma nova galeria ainda no início deste ano, na curva aonde termina a Rua Laerte Fenelon, e o alagamento deixou de ser um problema para os moradores do entorno daquela via. Agora, nas últimas semanas, a Rua José de Abreu, no Jardim São Paulo, que será pavimentada nas próximas semanas, foi contemplada com novas caixas de captação e manilhamento em trechos antes considerados área de risco. “Este é um trabalho preventivo que estamos fazendo para tranquilizar ainda mais as famílias nos dias de chuva forte nesta região e dando um fim permanente nos alagamentos”, diz o prefeito Toninho.

Outra rua que será pavimentada nos próximos dias e está sendo contemplada antes com novas galerias de captação (boca-de-lobo) nas duas margens é a Rua Tenente Manoel de Lima, no Jardim Itatiaia. Nesta via, algumas famílias sofriam com alagamento e muito transtorno. “Este trabalho foi uma determinação do nosso prefeito Toninho para por um fim neste drama para sempre. Com as novas caixas de captação, a água tem mais vazão e não alaga as propriedades”, explica Marco Setim, secretário de Obras que está à frente dos trabalhos.

Prefeito Toninho Fenelon está indo pessoalmente vistoriar as obras de galerias de captação de água e de pavimentação nos bairros (Foto: Ademar Marques/PMSJP)

Rua José de Abreu no Jardim São Paulo contemplada com novas caixas de captação. (Foto: Ademar Marques/PMSJP)
Galerias implantadas pela Prefeitura dão mais vazão às águas e evita alagamento nos domicílios (Foto: Ademar Marques/PMSJP)
A Rua Padre Leopoldo Jareck, no Bairro Contenda, passa por um processo de drenagem para evitar alagamento e vai ganhar aproximadamente 250 metros de calçamento em paralelepípedo. Na imagem, o secretário de Obras Marco Setim e o diretor Adriano Derinievicz (Foto: Ademar Marques/PMSJP)