04-DSC_4497

 

Nesta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de São José dos Pinhais inaugurou a 5ª Horta Comunitária de 2013, no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), no bairro Costeira.

A horta foi plantada e preparada pelos alunos da Escola Municipal Rosi Marchesini. Foram cultivadas diversas hortaliças no espaço destinado a Horta Comunitária, entre elas escarola, alface, brócolis, repolho e rabanete.

“É bom estarmos aqui lançando mais essa horta Comunitária. É gratificante ver as crianças mexendo na terra, aprendendo, plantando legumes e verduras, acompanhar o crescimento e depois, eles mesmos vão consumir os alimentos”, declarou a Secretaria de Educação, Neide Setim.

O projeto da Horta Comunitária iniciou na primeira gestão do prefeito Setim e hoje, o município conta com mais de 60 hortas – a previsão é que para este ano sejam inauguradas mais 20 hortas pelo município.

“A importância desse programa é integrar a criança ao meio ambiente, ensinar a plantação de hortaliças e incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Já são 64 hortas em funcionamento, e com certeza queremos inaugurar outras pelo município. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está aberta para quem tiver interesse em solicitar uma horta comunitária”, afirmou a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim.

O projeto conta com hortas em escolas municipais e estaduais, igrejas, associações de bairros, Centros de Educação Infantil (CMEI), Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), Centros de Reabilitação de Dependentes Químicos, cozinhas comunitárias e no presídio. Em cada um desses locais, quem cuida das hortas são os próprios participantes.

Escolas

Nas escolas o programa é um incentivo à agricultura e ao meio ambiente, além do estímulo aos professores e aos alunos, que interagem e aprendem na prática muitos dos conteúdos ensinados em sala de aula.

“Achei legal aprender a mexer na terra. Nunca tinha plantado nada, e gostei bastante”, afirmou a aluna Eduarda Arcuri Berlandi (8).

“Foi bom todo mundo plantando e se divertindo. Eu já tinha plantado uma horta antes, mas foi muito legal aprender como se faz”, declarou o aluno Kaliel Gustavo Santos Borges (9).

Cada aluno planta e cuida da sua plantação, que recebe seu nome. São plantadas diversas qualidades de verduras e legumes de acordo com o decorrer do ano, cujas mudas são fornecidas pela Secretaria de Agricultura, que fornece também o suporte para a manutenção destas hortas. Na colheita, as hortaliças beneficiam a própria instituição ou ainda são doadas, já que os produtos não são comercializados.

“É um incentivo para o futuro dos alunos. Muitos terão plantações no futuro, e como São José dos Pinhais é um município de grande produção é necessário que a agricultura seja incentivada”, informou o Técnico Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Adjair Gomes de Azevedo, que é um dos responsáveis pelo projeto.

“É ótimo que as crianças aprendam e possam interagir no programa Horta Comunitáriaaqui na escola e possam levar esse conhecimento para suas casas”, declarou a diretora geral do complexo CAIC, Solange Simão.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.