Prefeitura homenageia profissionais de enfermagem do Hospital São José

Publicado em 18 de maio de 2018 às 12:00

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)

Uma homenagem foi realizada na noite da última quinta-feira, 17, aos profissionais de enfermagem que atuam Hospital e Maternidade São José (HMMSJP). O evento foi feito em alusão a 79ª Semana Nacional de Enfermagem. Comemorada todos os anos, a Semana de Enfermagem tem como objetivo valorizar a profissão do enfermeiro e dos profissionais de enfermagem, que atuam diretamente nos cuidados e na recuperação dos pacientes e são indispensáveis para o bom funcionamento do Hospital — e em todas as áreas da saúde, seja na área administrativa, na atenção primária, na urgência e emergência ou no cuidado de crianças, mulheres e idosos.

Representando o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, o secretário de Governo, Augustinho Michalizen, parabenizou todos os envolvidos e ressaltou a importância do profissional de enfermagem no Município. Estiveram presentes no evento o secretário de Saúde, Giovani de Souza; a diretora do HMMSJP, Clementina Bressan; a diretora de enfermagem, Elaine Correia; a coordenadora do Bloco Materno Infantil do HMMSJP, Ana Paula de Morais Maia Barros e os vereadores Luiz Paulo e Fenemê.

Semana de Enfermagem

No dia 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro devido ao nascimento de Florence Nightingale, pioneira no tratamento e cuidados dos feridos durante a Guerra da Criméia (1853 -1856). Por isso, todo mês de maio são feitas homenagens a esses profissionais. Atualmente, no Brasil, são mais de 1,6 milhões de enfermeiros que atuam no restabelecimento da saúde e na prevenção de doenças.

Hoje, a profissão do enfermeiro é regulamentada, mas nasceu de forma voluntária; as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente. Neste ano, a semana de comemorações nacionais se encerra no dia 20 de maio, Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Essa data é marcada pela morte da enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)