23/02/2016

Prefeitura forma 19 médicos na 5ª turma de Residência Médica

Formandos da 5ª turma de Residência Médica (Foto: Divulgação/PMSJP)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde e Comissão de Residência Médica (Coreme) realizou na noite de segunda-feira (22) a Cerimônia de Formatura de 19 médicos da 5º turma de Residência Médica, em evento realizado na Câmara Municipal, que contou com a presença de convidados, familiares e dos novos alunos de Residência Médica 2016.

O secretário de Saúde Brasílio Vicente de Castro Filho, em nome da Prefeitura de São José dos Pinhais agradeceu ao empenho de todos os profissionais envolvidos e falou sobre a importância do Programa de Residência Médica. “É a oportunidade da continuidade da formação médica proporcionada por São José dos Pinhais, um aprimoramento e uma vitória para esses formandos”, disse o secretário.

O evento contou ainda com a presença do vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal Luiz Monteiro, representante do Conselho Regional de Medicina do Paraná e também secretário geral da instituição, Bruno Smagnotto; o presidente do Coreme de São José dos Pinhais, Adolfo Oscar Bareiro; o vice presidente do Coreme Carlos Mauricio Correia dos Santos; o diretor geral do Hospital e Maternidade Municipal de São José, Giovani de Souza; e a chefe de Divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, Denilsen Carvalho Gomes.

Além da formatura, que marca a despedida dos médicos que encerram a formação de dois anos, na mesma noite aconteceu a aula inaugural da nova turma de Residência Médica 2016, com as boas vindas aos 21 médicos que ingressam no programa, e que assistiram a aula inaugural proferida por médica Adriana Rodrigues da Silva Utida, médica responsável pelo Programa de Clínica Médica, e que falou em nome do corpo docente.

“Acabei conhecendo a residência médica em São José dos Pinhais por acaso e foi surpreendente: como o serviço está bem estruturado, é incrível e não deixe nada em desejar. A autonomia que nos dão é imprescindível na formação profissional. Valeu muito a pena, pois a gama de conhecimento adquirida é imensa. A gente sai preparado para encarar essa nova etapa da vida”, afirmou o médico Marcelo Seiki Enokawa, formado em Clínica Médica.

Programa de Residência Médica

São José dos Pinhais é hoje referência quando o assunto é a residência médica no sistema público de saúde, sendo pioneiro no acolhimento de Programas de Residência vinculados diretamente às Secretarias Municipais de Saúde, uma vez que é regido pela Comissão de Residência Médica (Coreme) Municipal e administrado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Os programas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Medicina de Urgência, Clínica Médica, Cirurgia Geral e o recém aprovado Programa de Anestesiologia, totalizam nove programas que além de qualificar os residentes tem trazido como benefício a fixação de profissionais no município.

Também, neste ano, a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Ensino e Pesquisa recebeu autorização do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde para a implantação de duas Residências Multiprofissionais em Saúde: Saúde da Família e em Urgência e Emergência.

Fazem parte do Coreme: o presidente Adolfo Oscar G. Bareiro e os seguintes coordenadores: Carlos Maurício Correa dos Santos (Clínica Médica), Regiany Paula Gonçalves de Oliveira (Pediatria), Edimar Leandro Toderke (Clínica Geral), Marlon Cruz Braga (Psiquiatria), Gilberto Massaki Utida (Ginecologia e Obstetrícia), Cristiano Antonio Grassi (Ortopedia e Traumatologia) e Márcio Allan de Souza Alves (Medicina de Urgência), Luciane Maria Binder de Oliveira (Anestesiologista), Denilsen Carvalho Gomes (Urgência e Emergência) e João Rodrigues Neto (Saúde da Família).

RÁDIO PREFEITURA

residência_médica_foto_silvio_ramos_pmsjp (5)
Secretário Brasílio Vicente de Castro Filho durante a formatura da 5ª turma de Residência Médica (Foto: Divulgação/PMSJP)
residência_médica_foto_silvio_ramos_pmsjp (2)