Prefeitura esclarece alteração da alíquota do IPTU

Publicado em 10 de outubro de 2017 às 17:35

(Foto: Edison Renato/PMSJP)

“A Prefeitura de São José dos Pinhais perdeu muito e ainda vai perder mais repasses estaduais do ICMS em 2018 por conta da crise financeira do Brasil, que fez cair o consumo e em consequência resultou na queda dos impostos” – a explicação é do prefeito Toninho Fenelon, se referindo ao pior momento econômico dos últimos 30 anos vividos no município.

Com as despesas crescendo, uma vez que com a crise mais pessoas passam a depender do setor público na saúde e da educação, e com menos dinheiro no caixa a Prefeitura de São José dos Pinhais. “Temos gastos que naturalmente aumentam de um ano para outro, como despesa com servidores e fornecedores.  Porém, uma vez que os impostos não acompanharam esse índice, e a arrecadação ainda foi menor do que no ano anterior a diferença entre aquilo que o município arrecada para  que gasta está grande e a conta não fecha”.

Segundo o prefeito, essa situação obriga que a Prefeitura tome medidas para manter os serviços essenciais e as contas em dia. “Como gestor público tenho a responsabilidade de tomar todas as medidas possíveis e legais. Uma questão de discussão antiga era em relação à alíquota do IPTU, já que São José dos Pinhais tinha uma das menores do Paraná e do Brasil. Um estudo nos mostrou que se fizéssemos uma readequação do índice, o município ia continuar tendo um imposto relativamente baixo em relação às outras cidades. Inclusive municípios vizinhos e menores que o nosso tem alíquotas que chegam a 1% do valor venal, enquanto a nossa subirá de 0,35% para 0,50% ”, lembra o prefeito.

Toninho Fenelon salientou que o IPTU é um imposto importante pois sua arrecadação é para a saúde e educação. “Quando se fala de cidades grandes como Curitiba, Londrina ou até mesmo Florianópolis, em Santa Catarina, logo lembramos do progresso e do desenvolvimento dessas metrópoles, que tem em comum alíquotas do IPTU que chegam a 1% sobre o valor do imóvel.

Sobre a polêmica que circula nas redes sociais sobre a prefeitura ter dobrado o valor do IPTU o prefeito esclarece. “A maioria dos imóveis de São José dos Pinhais passou da alíquota de 0,35% para 0,50%. Temos poucas exceções, que são 14 grandes terrenos localizados na área urbana que pagavam imposto com alíquota de área rural, o que era ilegal. Mesmo assim a correção foi de 0,10 para 0,20%, o que ainda é menos da metade da alíquota urbana”, ressaltou o prefeito.