Prefeitura entrega 300 mil mudas de morango a produtores locais

Publicado em 19 de junho de 2017 às 17:34

Cerca de 300 agricultores foram beneficiados pela ação da Prefeitura de São José dos Pinhais

A Prefeitura de São José dos Pinhais distribuiu nesta segunda-feira (19), através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, 300 mil mudas de morango. A ação que beneficiou cerca de 300 agricultores, aconteceu no estacionamento da Clac. O processo foi acompanhado pelo prefeito Toninho Fenelon e pelo Secretario da pasta Arnaldo Woitch.

A área rural recebeu insumos que visam manter a cidade como uma das principais produtoras de morango no estado. O papel da administração pública neste objetivo comum foi explicado pelo prefeito. “Este é um programa que vem se fixando na cidade e cabe à prefeitura apoiar os nossos agricultores”, disse Toninho. Ele ainda reiterou a importância desta cultura para a economia local. “É sempre bom estar junto aos nossos produtores, responsáveis por sermos referência no plantio desta fruta. E nunca é demais falar da importância da nossa grande área rural. Um território que merece sempre todo o apoio e atenção, já que participa tão ativamente do sucesso de São José dos Pinhais”, finalizou.

Rogério Rendaki, morador da zona rural, afirmou o a importância do auxílio principalmente aos iniciantes. “Este incentivo é muito importante ao pequeno produtor e principalmente aos que estão começando”, afirmou o agricultor.  Rendaki, que planta cerca de 100 mil mudas por ano disse estar “animado com a próxima safra, principalmente por sentir os efeitos deste tipo de incentivo na hora da colheita”, concluiu.

As mudas distribuídas são do tipo San Andreas, conhecidas pela resistência e pela sua tolerância em relação à sazonalidade. Isto significa que duram mais, além de poderem ser plantados em variadas temperaturas. Em 2015, a cidade colheu 2,6 toneladas de morango, sendo responsável por 12% da produção no estado.