Prefeitura de São José dos Pinhais promove 2º Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Publicado em 12 de junho de 2018 às 17:12

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

O dia 12 de junho é uma importante data para a reflexão do combate ao trabalho infantil. A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002, a fim de alertar a sociedade para as realidades do trabalho infantil. Pensando nisso, a Prefeitura de São José promoveu mais um Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

O simpósio ocorreu no dia 12 de junho, na Usina da Música, e teve como objetivo discutir o plano municipal de erradicação do trabalho infantil de São José dos Pinhais, além de debater e mobilizar ações de enfrentamento, estratégias de prevenção do trabalho infantil, exploração sexual e tráfico de drogas. O evento contou com uma apresentação de abertura do Grupo de Metais da Banda Marcial, ministrada pelo professor Luis Carlos.

O Prefeito Toninho Fenelon esteve presente e enfatizou a importância de eventos como esses, além de complementar que o combate ao trabalho infantil é dever de todo cidadão. “Nós enquanto poder público e gestão pública, temos responsabilidades maiores, então, é importante existir esses encontros para que possamos debater e observar no que podemos contribuir e melhorar para que no futuro, essas crianças e adolescentes vivam bem e façam com que a nossa sociedade seja cada vez mais sadia”, discursou.

Além do Prefeito, a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Simoni Piragine, também discursou sobre o combate ao trabalho infantil. Com um catavento na mão, Simoni fez uma alusão simbolicamente ao trabalho infantil, enfatizando as principais medidas combativas, tais como a denúncia, a promoção aos direitos às crianças e adolescentes, além da prevenção para que não aconteça a exploração. “Nós como população, conselheiros ou representantes do poder público, temos uma obrigação de trabalhar para enfrentar as questões do trabalho infantil”, alertou Simoni.

A Secretária de Assistência Social, Sônia Arruda também esteve presente e agradeceu a todos da equipe da Secretaria de Assistência Social. A secretária pontuou que o município está cada vez mais atuando em políticas para mudanças na realidade das crianças. “Hoje nós vemos pessoas representando a Câmara dos Vereadores, pessoas da saúde, da educação, do trabalho, eu tenho a certeza que nosso município está caminhando na direção certa”, contou. Sônia Arruda também refletiu o que é ser criança e enfatizou que todos devem fazer sua parte.

O simpósio contou com um debate com a presença da delegada Titular da Delegacia de Mulher e do Adolescente, Tatiana Guzela, promovendo medidas preventivas ao trabalho infantil, e apontando dados que comprovassem essa exploração. Além disso, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Irmã Dulce realizaram uma apresentação em alusão ao combate do trabalho infantil, com a paródia da canção “Prepara” da cantora Anitta, com os dizeres: “Saúde e educação é que garante a lei, carinho e amor merecem todos ter, trabalhar só quando crescer”.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, a Secretária de Assistência Social, Sônia Arruda, o Secretário de Cultura, Imar Augusto, a Delegada Titular da Delegacia de Mulher e do Adolescente, Tatiana Guzela, o representante da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e gerente da Agência do Trabalhador, diretor da Agência do Trabalhador, Vilson Marques, a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Simoni Piragine, a diretora geral da Secretaria de Assistência Social, Daiane Mariano, e a membro do Conselho da Criança e do Adolescente, Marta Angélica, representante do vereador Abilio Alves, a assessora Angela Mara representando o vereador Gilberto Mello, Marizete Santos, e representando o vereador Edson Dangui, Fábio Minuzo, servidores municipais e educadores.