São José dos Pinhais recebeu um repasse financeiro emergencial de recursos federais, por meio da Portaria nº. 369/2020 do Ministério da Cidadania, para execução de ações socioassistenciais e estruturação da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em decorrência da pandemia do coronavírus – Covid-19.

Instituições que desenvolvem ações socioassistenciais para pessoas com deficiência, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE / São José dos Pinhais), foi uma das contempladas e recebeu na última quarta-feira (27), um repasse de leite para auxiliar no atendimento do público da Associação.

Participaram da entrega o vice-prefeito Professor Assis, o chefe de gabinete, Andrei Gondro, a secretária de Assistência Social, Juliana Saraiva, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da APAE-SJP.

Os referidos recursos emergenciais têm por finalidade aumentar a capacidade de resposta do SUAS no atendimento as famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente do Covid-19, onde, dentro das ações estão a promoção de:

I – Estruturação da rede SUAS por meio da aquisição:

a) Equipamento de Proteção Individual – EPI’s para os profissionais das unidades de atendimento. Neste sentido, o município fez a aquisição destes EPI’s para distribuição a todos os profissionais da Assistência Social registrados no Sistema de Cadastro (CAD SUAS) em Abril / 2020 e que estão atuando na prestação dos serviços desde o início da pandemia, com fornecimento de: luvas descartáveis, máscaras descartáveis, máscara N95, aventais descartáveis e álcool gel.

b) Alimentos prioritariamente ricos em proteínas, para idosos e pessoas com deficiência. Foram adquiridos suplementos alimentares, carnes, laticínios e ovos, os quais foram distribuídos às entidades cadastradas no Sistema de Cadastro – CAD SUAS em Abril / 2020, sendo: Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) que prestam serviços de acolhimento a pessoa idosa, Centro Dia e similares.

Neste sentido, foram contempladas as instituições de acolhimento para idosos: Lar de Idosos – CRIS LAU, Centro de Amparo ao Idoso Jesus Maria e José – CAJEMA, Associação São José – Casa de Repouso para Idosos.

Outra instituição que a exemplo da APAE desenvolve ações socioassistenciais para pessoas com deficiência e que também foi contemplada é o Lar Pequeno Aconchego.