Prefeitura, Câmara, Aciap e Sociedade Civil promovem planejamento estratégico do Município

Publicado em 12 de abril de 2018 às 17:51

O evento realizado entre os 11 e 13 deste mês reune cerca de 80 pessoas, representando instituições públicas, privadas e associações, tendo o suporte técnico do Sebrae (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Desde a noite da última quarta-feira (11), o prefeito de São José dos Pinhais Toninho Fenelon, secretários municipais, vereadores, empresários e representações da sociedade civil organizada estão reunidos no espaço do Hotel Estância Betânia, em Colombo (PR). O objetivo do evento é estudar, debater e propor uma agenda comum para a reformulação de um plano estratégico e econômico para São José dos Pinhais, a ser colocado em prática nos próximos 10, 20 e 30 anos.

“Para mim, este é um sonho que se concretiza. A realização desse evento, onde se reúnem Prefeitura, Poder Legislativo, Associação Comercial, empresários e as mais diversas entidades da sociedade civil, representa um grande passo para o desenvolvimento do Município. A ação de estudar e discutir como podemos melhorar e avançar no presente serve de base para traçarmos metas e, assim, planejarmos o futuro”, disse o prefeito Toninho Fenelon.

Para o gerente Regional Leste do Sebrae no Paraná, Jailson Agostinho, “o evento representa o planejamento da comunidade dizendo para a sociedade o que a comunidade quer”. O evento, organizado pelo Sebrae, apresentou dados, discutiu ferramentas de gestão e apresentou testemunhos de sucesso. É o caso do Grupo Boticário, que está em São José dos Pinhais desde 1982 e investe no Município, porque acredita no seu potencial. “Nós temos orgulho de fazer parte da história de São José dos Pinhais e acreditamos no seu potencial. Prova disso é a nossa história de sucesso nesse Município”, declara Felipe Salomão, relações institucionais do Grupo Boticário.

Segundo o presidente da Câmara de São José dos Pinhais, Professor Assis Manoel Pereira, “essa é uma oportunidade para pensar a São José que queremos para o futuro, um planejamento feito a várias mãos e que, com certeza, será um sucesso”.

Na quarta-feira (10) foi apresentado a logomarca oficial e o nome do programa, que deixa de se chamar Programa de Desenvolvimento Econômico do Município (Prodec) para se intitular São José dos Pinhais Prospera (SJProspera). “O Prodec foi um projeto embrionário de estudo e mobilização das representações sociais do Município para a criação de um projeto comum de planejamento e desenvolvimento econômico. A partir desse evento, o programa passa a se chamar SJProspera. Ele tem como foco o envolvimento plural da sociedade nas suas várias representações na sociedade civil organizada, com a participação da Prefeitura, Câmara Municipal e Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviços (Aciap). São José dos Pinhais passa a estudar suas potencialidades, procura superar suas dificuldades para assim alcançar objetivos em prol do desenvolvimento econômico e sustentável da população”, destaca Claudemir Gibrim, presidente da Aciap.

Participaram também do evento o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer; os secretários municipais de Planejamento (Rafael Rueda), de Indústria, Comércio e Turismo (Giam Celli), de Administração e Recursos Humanos (Carlos Pereira), de Segurança (Fabiano da Rosa), de Meio Ambiente (Áriston Ghidin), de Cultura (Imar Augusto), de Comunicação (Cláudio Alves), de Urbanismo (Adão Cetnarski Neto), de Saúde (Giovani de Souza), de Transporte e Trânsito (Miguel de Paula) e de Assistência Social (Sônia Arruda); o presidente do Prev São José, Fabrício Tambolo; os diretores das secretarias municipais de Finanças (Cláudio Santos); Educação (Marli Patrícia Mickut) e Planejamento (Luiz Keppen); o presidente do Sindicato Rural de São José dos Pinhais, Paulo Nova; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Sinsep) do Município, Márcia Grochoska; o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar de SJP, Capitão Galeski; os vereadores Professor Marcelo, Pastor Gilmar, Luiz Paulo, Silvio Santo, Fátima de Paula, Dr. Ido e Nina Singer; o coordenador de Ambiente de Negócios do Sebrae Regional Leste, Vinicius Milani; o coordenador técnico do Programa SJProspera, Adriano Derinievicz; o diretor da Faculdade FAE de SJP, Élcio Joaquim; o diretor da Faculdade da Indústria de SJP, Alessandro de Castro; o presidente do Rotary Club São José dos Pinhais, Leonardo Lima; representando o Lions Club, Glaci Nogueira; o presidente da OAB Subseção de SJP, Jaiderson Rivarola; o pároco da paróquia Catedral São José dos Pinhais, padre Aleixo W. de Souza e o presidente do Conselho de Pastores (Conpas) do Município, pastor Arno Pauls.