Prefeitura firma parceria com Sesc e recebe Programa Futuro Integral

Publicado em 19 de abril de 2017 às 17:43

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

O prefeito Toninho Fenelon e a secretária de Educação Ema Zen Karam e equipe, estiveram na manhã desta quarta-feira (19) nas dependências do Sesc São José dos Pinhais para formalizar a parceria que está garantindo o atendimento no contra turno de 280 estudantes por meio do Programa Futuro Integral.

A Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Educação e a Secretaria Estadual de Educação por meio do Núcleo Regional da Área Metropolitana Sul assinaram a parceria com o Sesc para o atendimento dos alunos da Escola Municipal Almir Ferraz  e Colégio Estadual Elza Scherner – ocasião que contou com a presença dos diretores, professores do programa e também parte dos alunos que estão participando.

O prefeito Toninho Fenelon explicou que sua equipe tem como missão promover educação de qualidade e parceria com o Sesc vem se somar a essa missão. “Gostaríamos de implantar a educação integral para todos os alunos mas a Prefeitura não dispõem destes recursos, principalmente neste momento difícil de nossa economia. E é nesses momentos difíceis que as parcerias são fundamentais para atendermos nossa população. quero agradecer ao Sesc e sua equipe por esse convênio que com certeza vai mudar para melhor a vida destes estudantes”, disse o prefeito Toninho Fenelon.

A secretária de Educação destacou que o município é responsável por 110 unidades de ensino e cerca de 33 mil alunos. “Um dos nossos objetivos é o de aumentar as vagas no contraturno e o Sesc está contribuindo com a Educação no município por meio deste programa que está acolhendo 200 alunos da Escola Almir Ferraz”, disse Ema Karam.

O gerente do Sesc São José dos Pinhais Marcio Rinaldin  comentou sobre a parceria com a Prefeitura .“Desde a nossa primeira conversa com a Secretaria de Educação fomos muito bem acolhidos e essa vontade de fazer e de realizar trouxe logo os resultados que são os alunos frequentando o programa “.

O chefe do Núcleo Regional da Área Metropolitana Sul, Maurício Ferraz da Costa agradeceu a parceria com o Sesc e com a Prefeitura, que faz o transporte dos alunos do colégio.“Quero agradecer a secretária de Educação Ema por dar a oportunidade também para os jovens do Ensino Médio, já que o projeto poderia se restringir aos alunos da rede municipal”, disse.

Programa Futuro Integral

O Sesc Paraná mantém em suas unidades espalhadas pelo estado, o programa de contra turno escolar, que se divide fundamentalmente em atividades de raciocínio lógico e letramento. Com a intencionalidade de formar uma rede social, são aprofundados quatro eixos:

• Trabalho com a comunidade escolar;
  • Formação continuada de profissionais da educação;
  • Empreendedorismo social: o aluno como protagonista da sua realidade;
  • Cursos de complementação de renda.

Por meio da ludopedagogia e da metodologia de projetos, os orientadores conduzem os alunos a uma imersão transversal nos conhecimentos, com um viés inter e transdiciplinar, de modo que a aprendizagem torna-se significativa, dinâmica e cheia de vida.

Sua finalidade é permitir o domínio de novas habilidades, a mudança de comportamento, a prevenção da violência, maior participação e inclusão social, diminuição da evasão e aumento do rendimento escolar, desenvolvimento da criatividade e ampliação do repertório cultural.