Logo

Portal da Prefeitura


Prefeitura apresenta projeto de acolhimento aos estudantes estrangeiros e suas famílias

Publicado em 15 de maio de 2018 às 15:15

“Da Mobilidade Populacional à Mobilização Educacional” – esse é o nome do projeto que foi apresentado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria Municipal de Segurança, a um público formado por servidores municipais de todas as secretarias, e também por convidados representantes do Poder Legislativo e da sociedade civil organizada.

“Quando iniciamos nossa gestão no ano passado sabíamos que tínhamos alunos estrangeiros matriculados em nossa rede municipal e logo surgiu o nosso questionamento de como fazer esse atendimento, em um processo que exige muito mais do que escolarizar, ou seja um processo de acolher”, disse a secretária de Educação professora Ema Zen Karam.

De acordo com a secretária ema, São José dos Pinhais tem hoje 86 estudantes migrantes no município, por isso a necessidade de capacitar os profissionais de educação para que possam trabalhar com a inclusão destes alunos e seus familiares.

O secretário de Segurança, Fabiano da Rosa, que também é professor de Ensino Superior, destacou a importância da participação de todos os profissionais neste processo. “É uma nova realidade não apenas para esses imigrantes, mas para nós que também precisamos estar preparados. É um processo que vai passar pela Educação, mas precisa da participação de todos”.

Em nome do prefeito, o secretário de Governo Augustinho Michalizen, destacou a qualidade do ensino de São José dos Pinhais, que dá mais um passo na busca constante pela melhoria da educação pública.  “Nossa Rede Municipal oferece ensino de excelente qualidade. Iniciativas como esse projeto contribuem para a melhoria contínua da nossa Educação”.

Participaram também da abertura os vereadores Abílio Alves e Silvio Santo, e o s secretários municipais de Cultura, Imar Augusto, e de Administração e Recursos Humanos Carlos Pereira.

A programação contou com a participação de profissionais e especialistas da área de Educação Sônia Ana Leszczynski, Marielda Pryjma, Fernanda Deah Baldin, e Jeniffer de Albuquerque, que por meio de palestras e proposta de trabalhos em grupo levaram os presentes a contribuir com a elaboração e execução do projeto.

 



Tags