Prefeito sanciona Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

Publicado em 20 de abril de 2017 às 17:24

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

O prefeito Toninho Fenelon sancionou na manhã desta quinta-feira (20) a Lei que institui no calendário oficial do município a “Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista”, em ato que contou com a presença do autor do Projeto de Lei, o vereador Silvio Santo, além dos vereadores Juliano Martins, Edson Dangui, e Professor Marcelo, a a secretária de Educação Ema Karam e sua equipe e representantes de pais de crianças e jovens autistas do município.

“Fico feliz em saber que a Prefeitura mais uma vez está cumprindo com o seu papel junto à sociedade e atendendo um pedido da população. Parabéns aos vereadores envolvidos pela sensibilidade e por cumprir o seu papel”, disse o prefeito Toninho Fenelon.

O vereador Silvio Santo lembrou como foi a elaboração da Lei. “Aos sermos procurados, ouvimos o pedido destas mães e parentes de crianças e jovens autistas, a necessidade de mobilização e apoio às famílias. Sabemos que essa Lei a sociedade inteira vai se beneficiar”.

Os pais e parentes de autistas agradeceram e destacaram o marco histórico para São José dos Pinhais que é a criação da Lei. “Muitas famílias passam por dificuldades e chegam a se desestruturar quando possuem um filho autista e não sabem ou não contam o apoio necessário. Quando diagnosticados e acompanhados corretamente os autistas e suas famílias poderão ter mais qualidade de vida e isso muda o futuro de todos para melhor”, disse Antônia Ream Cia, que é avó de um adolescente autista.

Lei 2.799 de 10 de abril de 2017

A “Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista”  acontecerá anualmente, inserida na semana do dia 2 de abril, quando poderão ser promovidos encontros, palestras e diversas atividades relacionadas, visando fortalecer e objetivarem todo lugar a conscientização e informação para toda população sobre o que é o autismo e como lidar com a deficiência.