Prefeito recepciona nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde

Publicado em 13 de Abril de 2018 às 16:30

Dentre os temas abordados, foi falado do orçamento da Saúde para este ano (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Nesta semana, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, acolheu em seu Gabinete a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde, que tem como presidente Edmar da Silva Mesquita. Durante o encontro foram comentados vários temas pertinentes à Saúde. O assunto que teve mais destaque foi referente ao orçamento para a Saúde este ano.

O prefeito parabenizou a nova equipe do Conselho de Saúde, e disse que “ser um conselheiro, ainda mais de Saúde, é um gesto de comprometimento social. Sabemos da importância desse Conselho para o Município. Parabéns aos novos conselheiros, em especial ao presidente Edimar Mesquita. As portas da Prefeitura estão sempre abertas a todos”, declara.

Toninho Fenelon disse ainda que mesmo com os 21,5% que são destinados do orçamento da Prefeitura à Saúde (muito acima do mínimo que é exigido por lei, que é de 15%), os desafios para manter a qualidade do serviço à população são grandes. “Com a queda da arrecadação, um dos setores que mais foram afetados foi o da Saúde. Para se ter uma ideia, em 2016 foram gastos mais e R$ 260 milhões no setor. A previsão para 2017 foi de R$ 222 milhões, mas com muito esforço e gestão pudemos fechar o ano com o empenho de R$ 245 milhões. Tendo como base os dados fornecidos pelo Governo do Estado para 2018, devemos continuar ainda com baixa na arrecadação e, por conta disso, o orçamento para 2018 ficou determinado em R$ 193 milhões. Isso faz com que tenhamos um desafio ainda maior, pois se por um lado o orçamento diminuiu, as custas com folha de pagamento subiram, representando um custo de R$ 175 milhões/ano. Dessa forma, é importante que o Conselho de Saúde entenda esta realidade, para que juntos possamos arranjar soluções para os desafios que teremos este ano em honrar com os compromissos e continuarmos a oferecer à população uma saúde de qualidade, dentro das condições que temos”, destaca Toninho Fenelon.

Participaram também do evento Cleberson Vieira dos Santos e Alvacir José Dias, membros da área técnica da Secretaria de Saúde; Fabiano Vosgerau, diretor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e membros da Comissão Transitória de Discussão sobre a Programação Anual de Saúde/Plano Orçamentário (Edmar da Silva Mesquita, Fabiane de Oliveira Martins, Elvira Aparecida Piovezan Valaski (Pali), Sinézio Valério, Alessandro Albini,  Robson Vieira da Silva, Dinorá Aparecida Pimpão).