Prefeito recebe representante do Ministério da Saúde

Publicado em 11 de maio de 2018 às 17:00

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

O secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, esteve em São José dos Pinhais na tarde desta sexta-feira (11) onde foi recebido pelo prefeito Toninho Fenelon e pelo secretário de Saúde Giovanni de Souza.

Durante o encontro, o prefeito expôs as necessidades que São José dos Pinhais tem para poder oferecer saúde de qualidade. “Nosso município é grande geograficamente, tem outros municípios menores como vizinhos, sendo que muitos recorrem aos nossos serviços no Hospital e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sem falar nas três rodovias que passam por aqui. Atendemos muito mais do que a nossa população e nos últimos dois anos temos sentido a crise financeira nacional – nossa arrecadação caiu e tivemos que trabalhar com menos recursos”, explicou.

O secretário de Saúde ressaltou as colocações do prefeito e apresentou um breve resumo sobre a situação da saúde no município, programas e dificuldades, principalmente na media e alta complexidade. “Nosso município recebe um repasse muito pequeno em relação a outros municípios, ao mesmo tempo que a média e alta complexidade representam um dos nossos maiores gastos”, destacou Giovanni.

Abdalla afirmou que reconhece a importância de São José dos Pinhais e que vai ajudar o município. “O primeiro passo é enviarmos uma assessoria técnica para verificar todos os repasses e com isso orientar a Secretaria de Saúde em como otimizar e conseguir mais recursos”, disse.

Participaram da reunião os secretários de Governo Augustinho Michalizen, de Comunicação Claudio Alves, além de representantes do Governo do Estado e servidores da Secretaria Municipal de Saúde.