Usuários do transporte coletivo passam a realizar todos os serviços do Cartão Vem nos terminais de ônibus de São José dos Pinhais (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

Na manhã desta quinta-feira (06), a nova Central do Cartão Vem começou a operar dentro do Terminal Central de ônibus de São José dos Pinhais. Neste espaço, a Central Vem passa a oferecer atendimentos preferenciais, com mais comodidade e conforto.

O prefeito Toninho Fenelon também agradeceu o trabalho desempenhado pelos servidores em resposta as necessidades identificadas junto à população. “É importante nesse momento lembrar dos nossos servidores e da sua ajuda. Agradeço o trabalho dos nossos empresários parceiros. Cada oportunidade que nós temos de oferecer um bom serviço publico à nossa população é um momento de comemorar. A Central do Cartão Vem representa um serviço a mais para nossa população, fazendo com que as pessoas participem mais do Terminal. A equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito esta de parabéns por esse grande feito. Quando temos essa oportunidade, a população ganha. Estamos felizes em desempenhar o nosso papel de trabalho serio e honesto com nossa cidade.”

O secretário da Semuttran, Miguel de Paula, agradeceu o trabalho de todos os envolvidos em prol da melhoria do serviço, onde quem ganha é a população. “Quero fazer um agradecimento especial a toda equipe da Semuttran que contribuiu para que esse trabalho fosse realizado,assim como as demais secretarias envolvidas. É um momento feliz para nós, pois facilitar o acesso ao cartão VEM é o primeiro passo para resolvermos o problema de acesso aos ônibus. Temos que estar cada dia aprimorando e melhorando o serviço de transporte público à nossa comunidade’, disse Miguel. Ele ainda ressaltou que a atual administração pública fez investimentos significativos neste ano, reconstruindo todos os banheiros, instalando equipamentos anti-vandalismo e ainda, implantando equipes de administração, vigilância e limpeza.

O vice-prefeito e também secretário de Viação e Obras Públicas de São José dos Pinhais, Thiago Buhrer, lembrou das solicitações feitas pela população referentes a esse tipo de melhorias no transporte público e agradeceu a conquista dessa ação. “Esse tipo de ação era um grande anseio da população.Na nossa ultima eleição, falamos muito sobre a questão do transporte e essa inauguração do Cartão Eventual é um ponto importante que a população espera. É um importante passo na nossa gestão e um compromisso que assumimos em campanha, que agora, através da Semuttran, estamos realizando. Parabenizo a todos da secretaria, que não mediram esforços para que isso acontecesse. É o nosso modo de trabalho, ouvir a população e realizar esses pedidos”, comentou Thiago.

O vice-prefeito, ao mencionar em sua fala o Cartão Eventual, estava se referindo ao novo tipo de bilhetagem eletrônica que foi lançado na ocasião desta quinta-feira (06), onde o prefeito Toninho Fenelon e o secretário de Transportes e Trânsito, Miguel Ferreira de Paula, assinaram a lei que institui o Cartão Eventual, que já está disponível a todos aqueles que ocasionalmente vão necessitar utilizar o Sistema Municipal de Transportes, e que poderão adquirir esse novo cartão com uma ou duas passagens, no máximo, vindo a suprir o pagamento em dinheiro dentro do Sistema Municipal.

Presente na ocasião o secretário de Comunicação, Claudio Alves; o diretor de Transportes da Semuttran, Eduardo Azevedo; representando o Poder Legislativo Municipal os vereadores Fátima de Paula, Alex Purkote, Élcio do Bolinho e Luiz Paulo. O evento também contou com a presença de empresários das empresas de transporte e de servidores da Semuttran.

Central Vem

A Central Vem foi criada com a Implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, no ano de 2008, através da lei nº. 1.175, operando por meio de um consorcio entre as duas empresas operadoras do Sistema Municipal de Transporte – as empresas Sanjotur e Autoviação São José.

A Central conta com um departamento independente, funcionando em área externa às empresas, onde comercializam-se os cartões do Vale Eletrônico Municipal.

O Cartão VEM é equipado com um chip; no seu interior são armazenadas as informações do usuário e créditos para a utilização no transporte coletivo em São José dos Pinhais. Ele é recarregável e substitui os vales de papel, onde todos os ônibus que fazem a operação de transporte de São José dos Pinhais estão equipados com o validador, que é um aparelho eletrônico instalado próximo às catracas, validando o crédito eletrônico do cartão.

Ao usuário, basta aproximar o Cartão VEM do validador, que este identificará os créditos, emitindo sinais sonoros e visual para a liberação da catraca.

Os cartões são comercializados, a partir de hoje, nos dois terminais de Transporte de Passageiros – no TAP (Terminal Afonso Pena) e no TC (Terminal Central). As recargas de créditos podem ser feitas em qualquer um dos 50 pontos espalhados pelo Município.

Como vantagem, o VEM trouxe maior segurança ao sistema, pois o cartão não tem valor físico; portanto, deixa de ser alvo de assalto.Em caso de perda do cartão, os créditos podem ser recuperados. Além disso, é ambientalmente correto, pois finalizou a utilização de papel para a confecção dos antigos vales.

Hoje existem oito modalidades de cartões VEM – VEM Cidadão, Vem Estudante, Vem Sênior, Vem Operacional, Vem Vale Transporte, Vem Passe das Artes, Vem Especial e Vem Promoção Social.

Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon e o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Miguel de Paula (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)
(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)