18/03/2019

Prefeito de SJP recebeu comitiva da Polônia

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Na manhã desta segunda-feira (18) o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, recebeu na Sala de Atos uma comitiva da Polônia e representantes do Comitê de Geminações Leopoldo Scherner.

Na ocasião Jan Grabkowski – prefeito de Póznan, cidade co-irmã de São José dos Pinhais, veio acompanhado de Renata Ciurlik – secretária de Finanças; Magdalena Byczkowska – secretária da prefeitura de Póznan; Katarzyna Wozinska Gracz – diretora de gabinete, Tomasz Morawki – diretor de Assuntos e Acordos Internacionais e Promoção de Empresários, e Stefan Kaczmarek – empresário polonês, visitaram a sede da administração pública do município, com o intuito de troca de experiências e tratativas de prospecção de oportunidades de negócios entre as cidades.

Essa visita foi articulada pelo Comitê de Geminações, onde seu presidente – Luiz Carlos Setim, acompanhado de sua esposa – Neide Setim, a vice-presidente do Comitê – Elza Maria Moro Zetola Delage, estão ciceroneando os poloneses. Na Sala de Atos houve a tradicional troca de presentes entre os visitantes e anfitriões, além da apresentação de um vídeo institucional da cidade.

O prefeito Toninho Fenelon agradeceu a presença da comitiva e ressaltou a admiração e respeito ao povo polonês que ajudaram a desenvolver São José dos Pinhais. “Estreitar relações positivas e produtivas é muito importante para ambas cidades, temos em nossa cidade um grande número de descendentes de poloneses que ajudaram a forjar nossa história, é um povo batalhador, com força e personalidade, temos muito a agradecer aos poloneses”, finalizou Toninho.

Presente no encontro a primeira-dama de São José dos Pinhais – Sônia Arruda, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Giam Celli, representando o Poder Legislativo – vereador Élcio do Bolinho e Tadeu Camargo, além dos tradutores Sra. Dirce e Sr. Raimundo. Após a visita no gabinete, a comitiva partiu para cumprir agenda oficial.