Nesta quarta-feira, a prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer assinou convênio com a Sanepar para a implantação de sistema de abastecimento de água na localidade rural de Campestre da Faxina.

O convênio, que conta com o Governo do Estado, possibilita que a água obtida pelo poço artesiano perfurado no ano de 2014, seja distribuída a toda localidade do Campestre da Faxina, atendendo 288 famílias, totalizando 1.440 pessoas beneficiadas com água potável de ótima qualidade, solucionando assim o problema da escassez e melhorando a qualidade de vida da população.

De acordo com o art. 3º, da Lei Federal n.º 11.445/2007, abastecimento de água potável: é um dos serviços que constitui o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais, considerados saneamento básico. O art. 8º, da mesma Lei define a competência municipal para a titularidade dos serviços públicos de saneamento básico.

De acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico, São José dos Pinhais possui 50 localidades rurais que somam, aproximadamente, 6.288 moradias. O atendimento da área rural pela Sanepar é de apenas 6,1% da população rural, cerca de 15.189 habitantes. As demais pessoas, que representam 6,3% da população total possuem abastecimento por meio de poços rasos, com pequeno controle de qualidade. Dessa forma, faz-se urgente e necessário que o Município tenha políticas públicas de ampliação do abastecimento de água em áreas rurais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está à frente do projeto de levar água potável às localidades rurais, tem empenhado esforços no sentido de perfurar os poços artesianos, realizar os testes de vazão e análises laboratoriais e implantação de toda a rede de abastecimento das moradias, bem como, assessoria técnica para a constituição das associações de moradores que serão criadas para o gerenciamento das redes.

Na ocasião da assinatura do convênio, a prefeita Nina Singer, acompanhada do presidente da Sanepar – Claudio Stabile, o governador do Estado – Ratinho Jr. e demais membros do governo estadual, e do secretário de Meio Ambiente – Wagner Luiz Zaclikevis, comentou da alegria por este convênio, uma vez que irá atender uma demanda antiga dos moradores da região do Campestre da Faxina.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.