Plante Mais: Prefeitura realiza cadastro de produtores rurais para aquisição de mudas morangos

Publicado em 2 de abril de 2018 às 15:30

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)

Um cadastro para o programa Plante Mais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, foi realizado nesta segunda-feira, 2 de abril. Senhas foram distribuídas e os cadastrados receberam um protocolo que será trocado posteriormente por mudas de morango. Importados do Chile, mais de 300 mil pés de morango serão entregues aos produtores rurais do Município por meio desse programa de incentivo, que subsidia 60% do valor. Cada produtor poderá levar para casa até 1 mil mudas.

Atualmente, São José dos Pinhais é o 3º maior produtor de morangos do Estado do Paraná. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Woitch, esse programa é positivo para o Município. “Em uma época de crise que o país enfrenta, esse programa de subsídio da Secretaria de Agricultura é uma forma dos produtores conseguirem aumentar suas rendas e, assim, incentivar o desenvolvimento econômico e rural de São José dos Pinhais”, afirma o secretário.

Além do subsídio para aquisição das mudas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento também disponibiliza aos produtores ajuda técnica e orientações sempre que necessárias. Moradora da Colônia Marcelinho, Maria Cleonice Scrobote é produtora rural há mais de 20 anos. Há sete, ela participa do programa de incentivo da Prefeitura e afirma a importância do mesmo. “O consumo do morango é grande e isso gera uma renda considerável para nós. É trabalhoso cuidar das plantações de morango, porque elas são no chão; mas tem sido importante para o  meu sustento e da minha família”, conta ela, que tem mais de 12 mil mudas plantadas.

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)