10/06/2019

Plano municipal: abertura da 1ª Semana de Prevenção às Drogas discute articulação e integração dos serviços de atendimento

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)

O ‘Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico ilícito de Drogas’ é lembrado anualmente em 26 de junho desde 1987, ano em que a Organização das Nações Unidas – ONU – iniciou a campanha de prevenção às drogas em todo o mundo.

Caracterizada pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas que causam mudanças no estado mental a dependência química de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma doença que pode ser desencadeada por fatores biológicos, familiares, sociais, ambientais e culturais capaz de provocar também desordem mental, física, espiritual, social e profissional.

Com o intuito de prevenir para evitar o uso precoce de drogas depressoras (bebidas alcoólicas, ópio, morfina, tranquilizantes, ansiolíticos), estimulantes (tabaco, cocaína, crack, anfetaminas) e alucinógenas (maconha, êxtase, LSD, e outras plantas) a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Câmara Municipal de Vereadores com apoio da Federação Brasileira de Comunidades TerapeuticasFEBRACT, iniciou oficialmente na manhã da última segunda-feira (10/junho) a ‘1ª Semana de Prevenção às Drogas’ que realizará no município até o próximo dia 16 (domingo) uma série de eventos programados que vão debater, com a participação popular e de profissionais de várias áreas do conhecimento, sobre dependência química e prevenção.

Fabiano da Rosa, secretário de Segurança, esteve presente no evento e destacou que “somente a repressão e o combate às drogas não é suficiente para mudar a situação. Como fica a prevenção? Como fica a redução da demanda? Como fica o atendimento e tratamento do dependente químico? Como será realizada a reinserção social?” indagou o secretário.

A abertura da semana reuniu secretários municipais, representantes do Poder Legislativo, membros da FEBRACT, servidores, convidados e sociedade civil além do representante da Promotoria de Justiça, dr. Guilherme de Barros Perini.

A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) também apoiou a realização do evento que desde outubro de 2011, com a Lei Municipal nº 1855, está incluso no calendário oficial da cidade.

(Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)

Veja a programação completa: