01/12/2016

Piscicultores de São José dos Pinhais recebem alevinos subsidiados pela Prefeitura

Equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com o prefeito Luiz Carlos Setim na entrega de alevinos (Foto: Divulgação/PMSJP)

Na manhã desta quinta-feira (01) mais de 46 mil alevinos foram entregues aos piscicultores de São José dos Pinhais, por meio do programa instituído pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Município.

O programa de Piscicultura subsidia e distribui, anualmente, alevinos para fortalecer a criação de peixes no Município, onde a Prefeitura subsidia 80% do valor, com o intuito de incentivar a piscicultura como prática de complemento de renda para a agricultura familiar e fomentar a economia local.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim, comentou que a cada ano o número de produtores de peixes e o número proporcional de alevinos distribuídos, variam devido a alguns fatores como quantidades de tanques dentro das especificações necessárias e taxa de crescimento dos alevinos, por exemplo. “Este ano são 19 piscicultores participando do programa que está distribuindo 46.700 alevinos das espécies tilápia, carpa capim, carpa brinde e bagre jundiá, e essa ação, quando ligada à Feira do Peixe, permite ainda o acesso da população a um alimento com o valor mais acessível”, comentou Daniella.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, presente na ocasião, essa iniciativa do programa de Piscicultura é uma ação antiga e que vem de encontro com a necessidade dos produtores para que eles possam aumentar sua rentabilidade no campo. “Quando nós distribuímos mudas de morango, alevinos, calcário, fornecemos a patrulha mecanizada em benefício do nosso produtor, isso reforça o nosso produto primário e a agricultura, beneficiando toda a área rural de São José dos Pinhais”, finalizou Setim.

Para participar do programa o piscicultor deve atender a alguns pré-requisitos:

• Estar devidamente cadastrado na Secretaria de Agricultura e Abastecimento;
  • Preencher o formulário específico do programa;
  • Seguir os prazos e as recomendações técnicas estabelecidas (como secagem do tanque, retirada de peixes remanescentes e desinfecção do tanque).

Informações: (41) 3381-5824.

entrega_alevinos_agricultura_edison_renato (13)