Logo

Portal da Prefeitura


Programa Patrulha Agrícola Mecanizada subsidia 75% do valor da ensilagem

Publicado em 17 de março de 2017 às 17:59

Ensilagem começou em fevereiro e assegura alimento aos animais dos produtores rurais durante todo o ano (Foto:Paulo Szostak/PMSJP)

A Prefeitura de São José dos Pinhais realiza, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Patrulha Agrícola Mecanizada. A ensilagem, é uma das ações realizadas pelo programa, e visa a guarda e conservação da forragem verde. Este é um método essencial para alimentação da pecuária no inverno. O subsídio oferecido pelo município possibilita que todos os agricultores da cidade paguem apenas 25% do valor pelo procedimento.

Com a estrutura que o município oferece é possível realizar a ensilagem em uma propriedade de médio porte em apenas um dia de trabalho. Os mantimentos produzidos sustentam as vacas leiteiras do agricultor Jorge Krupczak até o reinício do processo, daqui a um ano. Ele, que recebeu a visita do secretário Arnaldo Woicht que acompanhou as ações, conta que o procedimento é essencial para o retorno financeiro do agronegócio. “Isso tudo é uma grande ajuda. Se eu for pagar para uma empresa ensilar, o leite não dá retorno. Eu recebo um pouco melhor porque meu produto tem qualidade, o preço melhorou, mas tem que melhorar um pouquinho mais”, explicou Jorge.

O mecânico concursado e responsável pela organização do projeto, Marcelo Rocha, inspeciona as ensilagens. Ele diz que toda a área rural é mapeada para que a logística seja o mais eficiente e barata possível. “Cada ano começamos por uma região diferente e damos toda a volta no município. Plantamos em novembro, depois passamos o veneno e em seguida a ureia. Ao fim dessa sequência, a primeira plantação já está pronta pra virar silagem”, esclareceu Rocha.

A prefeitura fornece os cinco tratores envolvidos, terceiriza os operadores e envia o mecânico para coordenar. Marcelo Rocha citou outras iniciativas de incentivo que fazem parte da Patrulha Agrícola. Este e outros serviços oferecidos pelo município beneficiam 1800 produtores rurais. “A Secretaria de Agricultura ajuda desde a piscicultura à distribuição de mudas de morango. Tem inseminação, plantio, colheita e muitas outras coisas”, afirmou o mecânico. “Atendemos os pedidos em ordem, assim amparamos bastante gente. Nos requisitam para espalhar calcário, fornecer aradora e semear verde por exemplo. Conseguimos organizar de forma bem justa e produtiva”, concluiu o especialista.

Como é o processo que evita o período de vacas magras?

Silagem são gramíneas ou leguminosas que foram fermentadas na ausência de oxigênio. Sua função mais importante é a reserva do alimento produzido no verão para ser usado no inverno, quando a disponibilidade de pastagem diminui. Portanto, a silagem é uma fonte alternativa de alimento volumoso para os herbívoros.

Ensilagem é o nome do processo pelo qual a forrageira é submetida para que seja conservada. Este processo envolve o corte da planta no campo, a picagem e a compactação desta no silo. A compactação pode ser feita com o uso de tratores, animais ou mesmo pessoas pisando. No processo de ensilagem, a planta é transformada em silagem pela ação fermentativa de bactérias, dentro do silo.

Silo é a estrutura física onde a planta forrageira picada é colocada e armazenada. É usado para armazenar a silagem pelo período que for necessário, sem permitir a entrada de ar ou água. Existem silos de variados tipos e tamanhos, que se adequam às necessidades e limitações de cada propriedade. Os silos podem ser horizontais, de trincheira ou superfície, ou verticais, aéreos ou de cisterna. A entrada de ar é evitada pela compactação da forragem e pelo uso de lonas para a vedação do silo.

Para mais informações sobre a Patrulha Agrícola Mecanizada ou outros serviços do agronegócio, entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento no telefone (41) 3381-5824.

(Foto:Paulo Szostak/PMSJP)

(Foto:Paulo Szostak/PMSJP)

(Foto:Paulo Szostak/PMSJP)