Após ser criado o projeto da Patrulha Escolar da Guarda Municipal (GM) de São José dos Pinhais em maio deste ano, em parceria com a Secretaria de Educação, segundo dados, houve uma mudança significativa no patrulhamento preventivo junto à rede municipal de ensino nas entradas e saídas dos alunos.

O projeto busca garantir a presença da GM junto à comunidade escolar com o propósito de fortalecer os elos de amizade e respeito, além de aumentar a segurança, pois haverá o cuidado não só com o entorno, e sim no interior das escolas e CMEI’s por meio da interação com os alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis. Os agentes também educam e conscientizam por meio de um leque de palestras com temática sobre o trânsito e cidadania; regras de convivência no ambiente escolar, prevenção ao uso de drogas, entre outras.

A Escola Municipal Cleonice Braga Fonseca foi uma das primeiras a solicitar o apoio da patrulha escolar por meio de palestras, e a coordenadora do Programa Ampliando Saberes (PAS) – Adriane do Rocio Graboski Bombardelli informou que tal projeto oferece inúmeros benefícios tanto aos profissionais da educação quanto aos estudantes que foram contemplados com esse evento, pois o assunto abordado “Regras para um bom convívio em sociedade”, além de aprimorar o desenvolvimento da inteligência emocional dos ouvintes, remete a questões que envolvem o papel do cidadão na comunidade, os seus direitos e deveres, a importância das regras no convívio social, as consequências positivas e negativas em relação às atitudes do indivíduo na sociedade.  “Agradecemos à GM pelo pronto atendimento e a sólida parceria com as escolas”, finalizou Adriane.

Contato para agendamento de palestras: (41) 33816349 – Centro de Ensino da Guarda Municipal de São José dos Pinhais.