Toda vegetação implantada ou remanescente em área urbana, encontrada desde os jardins em propriedades particulares até a arborização presente em parques urbanos são considerados componentes da floresta urbana.

O comprometimento dos órgãos públicos e da população na implantação e manutenção desses espaços é fundamental para que a floresta urbana forneça todos os seus potenciais benefícios à população e ao meio ambiente.

Pensando nisso, o município de São José dos Pinhais, em parceria com a Fundação de Pesquisas Florestais (FUPEF), vem empreendendo alguns esforços no sentido de preservar e impulsionar a arborização do município. Entre eles o desenvolvimento do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU).

O primeiro passo para o Plano Municipal de Arborização Urbana, é o reconhecimento do atual patrimônio arbóreo. Por isso, nossa equipe, devidamente uniformizada, está realizando o inventário da arborização urbana do Município e conscientizando a população sobre os benefícios da arborização urbana.

Se você é morador de São José dos Pinhais, você pode auxiliar na elaboração do PMAU. Para isso basta responder o questionário feito pela nossa equipe presencialmente ou de forma digital acessando o link: http://forms.gle/F96mYz6S8DhQJ2j58.