29/10/2018

Parque São José recebeu evento de formatura do concurso Veterinário Mirim

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Neste sábado (27) o Parque São José foi palco de uma ação para a formatura dos alunos que participaram do concurso Veterinário Mirim, que contou com a participação de familiares, o prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon, a secretária de Educação – Ema Karam, e o secretário de Meio Ambiente – Áriston Ghidin.

Cerca de 80 alunos do ensino infantil municipal receberam o certificado de Veterinário Mirim 2018, que nesta edição trouxe o tema “Quem ama cuida”. Nas edições anteriores o concurso era direcionado às turmas da 5ª do Ensino Fundamental, entretanto neste ano o ensino infantil foi contemplando também com o intuito de sensibilizar, conscientizar e promover o controle da população canina e felina no município.

O concurso está inserido dentro das ações do Programa de Controle Ético da População Canina e Felina, em vigor desde 2010, direcionado aos alunos, que ensina a Guarda Responsável de Animais, ou seja, cuidados básicos e necessários com cães e gatos que vivem na cidade.

Ana Paula Jacon, médica veterinária no município reforçou o entendimento da administração pública sobre o Programa e o concurso direcionados a essa faixa etária dos alunos, “precisamos difundir o conhecimento e a informação; às crianças repetem as ações dos adultos, são multiplicadores”.

O prefeito Toninho Fenelon agradeceu a adesão dos alunos e o entendimento dos pais e profissionais de educação. “O entendimento dos cuidados com os animais é muito importante e deve começar desde cedo, com responsabilidade, ações como essa, junto as crianças, ajudam na formação de bons cidadãos”, comentou o prefeito.

Serviço

Criado no município por meio do Decreto nº. 35 de 02 de março de 2010, o programa é articulado pelas secretarias de Meio Ambiente (SEMMA), Saúde (SEMS) e Educação (SEMED) que juntas buscam promover ações de conscientização capazes de proporcionar melhorias no bem estar dos animais incentivando adoções, ofertando serviços de castração e principalmente atuando na luta contra o abandono.

Mais de 3.500 alunos da rede pública matriculados na 5ª do Ensino Fundamental já participaram do Veterinário Mirim que realiza todos os anos concurso de frase e desenho que premia os três melhores inscritos de cada turma.