Com dezenove (19) quilômetros de extensão ao todo, o Parque Linear do Rio Itaqui – projeto de controle de cheias ao longo do rio – teve mais uma etapa finalizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, a Praça do Itajubá.

Após a entrega de trechos do projeto do parque na região do bairro Borda do Campo (fundo dos condomínios habitacionais Borda do Campo I e II, loteamentos Nemari III, Jardim Cruzeiro do Sul e Vila Namur – limite com Jardim Cristal), a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito (Semutt), entregou, neste mês de junho, mais uma etapa concluída do projeto que está sendo executado, em fases, pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Semvop).

Com áreas de lazer, ciclovia, pista de caminhada, iluminação, paisagismo e recuperação de áreas impactadas (recuperação da várzea do rio), o projeto do parque linear também foi elaborado pela Secretaria Municipal de Meio de Ambiente (Semma) que acompanha todas as etapas da execução e entregas. A Praça do Itajubá, trecho entregue recentemente, esta localizada próxima ao Jardim Itajubá (Rua Itararé).

Multidisciplinar, o projeto é realizado por diversas secretarias municipais e além de controlar cheias ao longo do rio, impede, também, a ocupação irregular do solo na região, preservando, ainda, matas ciliares e leito do Itaqui.

Segundo a Divisão de Programas e Projetos (DPTU) da Semutt, o parque está sendo executado, em etapas, onde há possibilidade, nas áreas já desapropriadas pelo município.

Sobre o parque linear

Desde o limite com o Jardim Itaqui, próximo ao canal Extravasor no bairro Ipê, o Parque Linear do Rio Itaqui passa pelos bairros Guatupê e Cristal (próximo a BR 116) até o bairro Borda do Campo, entre os loteamentos Nemari III e Vila Martins. O projeto contempla obras de canais e lagoas para controle de cheias, de acordo com a Semutt.

Na área de intervenção são 795 (setecentos e noventa e cinco) lotes decretados para fins de desapropriação. Segundo a Semutt, cerca de 200 (duzentos) lotes edificados de proprietários moradores. As desapropriações estão em andamento.

A implantação do parque linear (2011), já reassentou, através da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) – que também participa do projeto – 825 (oitocentas e vinte e cinco) famílias para novas unidades habitacionais construídas na região do Guatupê (casas térreas e apartamentos localizados nas Moradias: Nápoles, Amazonas e Vila Verde) e na região da Borda do Campo (Condomínios Borda do Campo I e II – também com casas térreas e apartamentos).

Para viabilizar a execução do parque, o município possui um Termo de Compromisso de repasse financeiro com o Governo Federal, conta com recursos próprios municipais, além do Fundo Municipal de Saneamento Básico Ambiental. De acordo com a Semutt, assim que as áreas forem sendo liberadas, outros trechos serão executados.

(Por Alexandre Torres Jr com informações da Divisão de Programas e Projetos – DPTU – da Semutt / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)