23/11/2018

‘Parlamento Jovem’: CMSJP realiza hoje (23) diplomação dos novos vereadores mirins para exercício 2019

(Fotos: Paulo Szostak / PMSJP)

Entrega de diplomas ocorreu na parte da tarde desta sexta-feira (23) e reuniu na CMSJP comunidade escolar, familiares e convidados que acompanharam a cerimônia oficial. Ao todo, dezoito alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas do município, interessadas em participar do programa, farão parte do Parlamento Jovem 2019.

Implantado nas escolas de São José dos Pinhais com objetivo de estimular o interesse político dos estudantes e a participação popular pelo processo eleitoral que elege a cada quatro anos representantes públicos municipais, estaduais e federais, através do voto direto, o programa ‘Parlamento Jovem’, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em parceria com a Escola da Cidadania, realizou hoje na Câmara Municipal a diplomação de cada um dos estudantes eleitos para o exercício de 2019.

Ao todo, 18 alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade, interessadas em aderir ao programa, farão parte do ‘Parlamento Jovem’ e vão ter a oportunidade, durante mandato de um ano, de vivenciar na prática tomadas de decisões que envolvem interesses da sociedade proporcionando aos estudante o conhecimento do real papel do Poder Legislativo Municipal.

O presidente da Câmara, Assis Manoel Pereira, acompanhou a diplomação do Parlamento e após os agradecimentos destacou que o programa “aproxima a comunidade das atividades realizadas pela CMSJP promovendo integração popular além de estimular o interesse político entre os jovens do município”, destacou Assis.

A resolução de nº 106, de 22 de novembro de 2018, institui o programa ‘Parlamento Jovem’, substituindo no município o antigo programa criado em 2002 e denominado ‘Vereador Mirim’.

O processo eleitoral do ‘Parlamento Jovem’, ocorre através de ofício encaminhado a todos os colégios de ensino médio do município e posterior reunião com os interessados. O programa abrange alunos que estejam cursando o 1º e 2º ano do Ensino Médio, no ano das eleições, e os jovens parlamentares participam de todo o processo eleitoral desenvolvendo filiações e convenções partidárias, campanhas partidárias nas escolas até a realização das eleições que possuem mesários treinados e até mesmo urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PR.

Abílio Alves, Professor Marcelo, Silvio Santo, Luiz Paulo e Fátima de Paula, foram vereadores que estavam na Câmara participando da diplomação.

Ao todo, dezoito alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade, interessadas em aderir ao programa, farão parte do ‘Parlamento Jovem’ e vão ter a oportunidade, durante mandato de um ano, de vivenciar na prática tomadas de decisões que envolvem interesses da sociedade proporcionando aos estudante o conhecimento do real papel do Poder Legislativo Municipal.