Pensando no bem-estar dos animais, em especial dos cachorros, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), inaugurou o novo Espaço Pet Parcão, no Parque São José. O local foi projetado para proporcionar aos pets momentos de lazer, exercício e alegria.

Toda a estrutura do Parcão foi desenvolvida com o intuito de possibilitar a interação dos pets, entre si e entre os tutores, de forma segura e divertida. O espaço é gramado e cercado, possui extensão de 1.100 m² e conta com bebedouros caninos, brinquedos exclusivos para o lazer e diversão do cão, além de bancos e mesas para descanso dos tutores enquanto acompanham os animais.

“Temos que defender aqueles que nos oferecem amor e não pedem nada em troca. A nossa gestão fará ainda muito mais pela causa animal. Tenho certeza que esse espaço vai proporcionar bem-estar e momentos de lazer para os tutores e seus pets. Venham conhecer e usufruir desse espaço, ele é para vocês”, destacou a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.

O secretário de Meio Ambiente, Wagner Luiz Zaclikevis, aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho da equipe da Semma. “Quero agradecer toda equipe de servidores da Secretaria de Meio Ambiente que acreditou neste projeto, desenvolvendo tudo com muito carinho. O nosso objetivo é tornar São José dos Pinhais uma referência na causa animal, vamos trabalhar para isso”, afirmou.

“O Parque São José é um dos espaços públicos de maior referência da nossa cidade. A partir de hoje torna-se também um local de referência para o lazer dos animais. Teremos na prática muitos outros serviços em prol da causa animal em São José dos Pinhais” disse o vice-prefeito, Professor Assis.

O secretário de Governo, Thiago Bührer, falou mais sobre o novo Espaço Pet Parcão. “É uma satisfação trabalhar mais uma vez pela causa animal. Essa é mais uma opção de lazer para os pets, tenho certeza que os animais e tutores vão utilizar muito bem o espaço, que foi pensado para proporcionar segurança e bem-estar”.

O presidente da Câmara Municipal, Abílio Alves, ressaltou a sensibilidade de São José dos Pinhais com a causa animal.

“Esse espaço exclusivo é extremamente importante na medida em que os tutores podem trazer os animais e soltá-los, para que eles tenham uma mobilidade ainda maior do que na residência. Então melhora a qualidade de vida do animal”, disse o delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Espaço Pet Parcão – Regulamento

• Todos os animais devem estar acompanhados pelo seu guardião, maior de idade, sendo vedada a permanência de animais desacompanhados no local, ainda que por poucos minutos;
  • O espaço somente poderá ser utilizado por animais de espécie canina;
  • É proibida a entrada de fêmeas durante o “cio”;
  • É obrigação do tutor o recolhimento dos dejetos do seu animal. Utilize as lixeiras disponíveis para destinação. Seja responsável;
  • Utilize corretamente o portão de entrada do PARCÃO, zelando para que o mesmo permaneça sempre fechado, sendo proibido o acesso de cães por cima da cerca do espaço;
  • Os animais devem estar vacinados e vermifugados, evitando assim o risco de contaminação para o seu cãopanheiro;
  • Cães com potencial agressor devem usar coleira, guia e focinheira. (Lei Municipal nº 769/2005);
  • Os cães que permanecerem no PARCÃO devem se comportar de forma a não causar nenhum tipo de confusão com os demais, sob pena de serem convidados a se retirar. O guardião é responsável por todos os atos praticados por seu animal.
  • Os brinquedos e bebedouros são de uso exclusivo para os animais;
  • Toda a estrutura do PARCÃO é de uso público, não sendo possível a reserva do espaço para eventos ou treinamentos individuais.

E por fim, fica obrigatório proporcionar momentos de alegria para o seu cãopanheiro.

Presenças

Estiveram presentes na inauguração do PARCÃO, a prefeita Nina Singer; o vice-prefeito Professor Assis; o secretário de Governo, Thiago Bührer; o secretário de Meio Ambiente, Wagner Luiz Zaclikevis; o secretário de Comunicação e chefe de gabinete, Andrei Gondro; o secretário de Educação, Aldrian Matoso; o secretário de Habitação, Adriano Mühlstedt; o secretário de Segurança, Ricardo Kusch; o presidente da Câmara Municipal, Abílio Alves; os vereadores Luiz Monteiro, Denilson Grilo, Samuel Pinheiro e Delegado Michel; o delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA); além de servidores municipais, tutores e demais participantes.