O projeto é composto de 48 horas, sendo 8h de palestras e 40h de atividades auxiliares no leito hospitalar (Foto: Ary Portugal/PMSJP)

O terceiro ciclo de palestras do projeto “Justiça e Sobriedade no Trânsito”, que faz parte da ação integrada entre a Vara Criminal do Fórum de São José dos Pinhais, Polícia de Trânsito e Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Transportes e Trânsito e que determina o cumprimento de penas alternativas a pessoas alcoolizadas, está sendo realizado no Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais. Durante o dia, as pessoas sentenciadas pela infração de dirigirem após o consumo de álcool estão participando de palestras de conscientização, para, então, iniciarem os trabalhos voluntários dentro do hospital.

O projeto é composto de 48 horas, sendo 8h de palestras e 40h de atividades auxiliares no leito hospitalar. De acordo com Augusto Gluszczak Júnior, juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais e idealizador do projeto, o programa viabiliza uma pena mais educativa ao infrator. “Nós percebemos que as audiências demorava de um ano e meio a dois anos para acontecerem, e esse é um tempo que não pode ser perdido. A segunda percepção foi que tudo terminava com o sujeito pagando uma multa, mas isso não é suficiente para educar o infrator. Por isso, resolvemos criar uma ação que visa conscientizar os motoristas”, explica.

Esse programa envolve vários setores da comunidade civil, especialmente o Hospital Municipal de São José dos Pinhais, que vai agregar agilidade aos processos. Quem for julgado poderá cumprir a pena de embriagues ao volante por meio da prestação de pena alternativa no Hospital, onde o infrator vai poder conferir pessoalmente a realidade das pessoas vítimas de acidentes de trânsito.

As modalidades das palestras ministradas aos infratores são divididas em acolhimento e apresentação da estrutura do hospital; cuidados necessários; educação no trânsito; sensibilização e direção defensiva; manejo de como conduzir o paciente de maca e cadeira de rodas para fazer exames , no final, uma palestra com um grupo dos Alcoólatras Anônimos.

Segundo a assistente social Jeanine Ferreira de Paula, o projeto tem sido um sucesso. “Tem sido muito proveitosos. A segunda etapa do projeto é uma triagem, então, eu falo muito com eles sobre esse primeiro dia e tenho percebido que vão embora com outra cabeça. De todos que participaram do projeto até agora, 70% são pessoas com pouca informação e com pouca formação, então, tem sido bem útil”, explica ela.

Pena alternativa para julgados por infração de trânsito será exercida no Hospital São José

Sao Jose dos Pinhais, 26 de Junho de 2015 (Semuttran) Palestra Pena Alternativa Infracoes de Transito. (Foto: Ary Portugal/PMSJP)
Entre as palestras, há uma que ensina o manejo correto de conduzir o paciente de maca e cadeira de rodas para fazer exames (Foto: Ary Portugal/PMSJP)