As formações pedagógicas são palestras elaboradas pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de compartilhar conhecimento a todos os servidores da rede municipal de ensino. E na manhã da última segunda-feira (17), por meio do Departamento de Educação Infantil, uma convidada especial foi responsável por enriquecer ainda mais o currículo dos professores, educadores, atendentes e pedagogos.

A professora e doutora em educação Maria Carmen Silveira Barbosa, referência no Brasil todo quando se trata de educação infantil, apresentou a palestra “Currículo: direitos das crianças, campos de experiência e vida cotidiana”. O encontro foi transmitido ao vivo na TV Escola SJP, canal no YouTube da Educação, e passou de duas mil visualizações. Profissionais da educação de outras cidades também acompanharam a palestra.

“É uma grande alegria termos formações de alto nível como essa, pois é uma experiência muito rica para os nossos profissionais da educação. E, junto com a prefeita Nina, nosso objetivo é valorizar nossa educação e nossos servidores, sempre com respeito e diálogo”, disse Aldrian Matoso, secretário Municipal de Educação.

Maria Carmen possui um vasto currículo na área da educação. É pedagoga, professora, doutora, pesquisadora, escritora, entre outras qualificações, com destaque para a participação na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica.

A prefeita Nina Singer destacou a importância dos servidores para uma educação de qualidade. “Educação é a base de tudo. Na educação infantil é onde tudo começa, por isso é tão importante termos profissionais capacitados e em constante atualização. Quero agradecer a todos os servidores por estarem dispostos e com o mesmo propósito que temos, que é fazermos a diferença na educação do nosso município”, declarou a prefeita.

As formações pedagógicas da Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental são planejadas pelas diretoras de departamento e disponibilizadas na TV Escola SJP, no YouTube.

“Essas formações são fundamentais para a qualificação dos nossos profissionais, pois a troca de experiências e conhecimentos é um preparo a mais para quem lida com as crianças nesse momento tão importante da vida”, explicou o vice-prefeito Professor Assis.