Orgânicos e artesanato: I Feira de Abastecimento movimenta comércio da Praça Getúlio Vargas em SJP; expectativa da SEMAG é aumentar número de feirantes e produtores

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 16:50

(Fotos: Paulo Szostak / PMSJP)

Cerca de 300 pessoas estiveram na feira realizada no último sábado (20) e movimentaram o comércio local da XV de Novembro. Feira de Abastecimento irá ocorrer todos os sábados das 08h às 14h. Iniciativa envolveu 36 famílias do município e um dos objetivos é aumentar o número de participantes.

A população de São José dos Pinhais ganhou no último sábado (20/10) uma nova opção de espaço gastronômico e também para à compra de hortaliças: frutas e verduras, direto dos produtores do município.

Foi inaugurada a Feira de Abastecimento que assegura ao pequeno produtor e trabalhador rural condições de trabalho familiar e mercado para seus produtos. A feira será realizada todos os sábados das 08h às 14h na Praça Getúlio Vargas, popularmente conhecida como praça da Caixa d’água, no centro da cidade.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a SEMAG, órgão da Prefeitura que recebeu apoio da secretaria de Urbanismo (SEMU) e também da SETTRAN, secretaria de Transporte e Trânsito para a realização.

“As feiras são importantes pois geram emprego e renda e movimentam a cidade. Esperamos que essa feira só venha a crescer e torne-se um tradicional local de compras e de lazer para nossa população”, disse o prefeito Toninho Fenelon que prestigiou o lançamento da feira.

Feira do Sábado

“Tivemos adesão de trinta e seis famílias que participaram da inauguração da feira no último sábado”, disse Tiago José Pereira, funcionário da SEMAG há dois anos e chefe da divisão de abastecimento quase um ano.

Segundo Tiago, “do número total de feirantes participantes, oito eram de produtores orgânicos que levaram para a feira desde o champignon, repolho, maçã, ovos e banana; quem visitou a feira encontrou uma grande variedade de frutas, verduras, artesanato e praça de alimentação com diversas opções de lanches”, contou Tiago.

Além das hortaliças e do artesanato, o visitante pode saborear diversos tipos de lanches e sobremesas servidas pelos Food Truck.

Para participar deste serviço oferecido pela Prefeitura através da SEMAG é necessário o cadastro realizado na sede da secretaria com documento de identificação, CPF e comprovante de residência.

“Fazemos avaliação do produto que vai ser oferecido. Se for algo que ainda não está sendo ofertado na feira, o produtor ou feirante já começa a participar”, explica o chefe da divisão de abastecimento.

O atendimento da secretaria de Abastecimento e Agricultura é de segunda à sexta-feira em horário comercial, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30. A SEMAG está localizada na Rua Veríssimo Marques, nº 1801, centro. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 3381-5824.

O Prefeito, Toninho Fenelon, esteve presente na Inauguração da feira que aconteceu no último sábado, dia 20.

A população de São José dos Pinhais (SJP) ganhou no último sábado (20/10) uma nova opção de espaço para a compra de hortaliças: frutas e verduras, direto dos produtores do município. Foi inaugurada a Feira de Abastecimento que assegura ao pequeno produtor e trabalhador rural condições de trabalho familiar e mercado para seus produtos.

Para participar deste novo serviço oferecido pela Prefeitura através da SEMAG é necessário o cadastro realizado na sede da secretaria com documento de identificação, CPF e comprovante de residência.

Segundo Tiago José Pereira, chefe da divisão de abastecimento da SEMAG “do número total de famílias participantes, oito eram de produtores orgânicos que levaram para a feira desde o champignon, repolho, maçã e ovos à banana; quem visitou a feira encontrou uma grande variedade de frutas e verduras e também muito artesanato”, contou Tiago.