(Fotos: Paulo Szostak/Prefeitura de São José dos Pinhais)

São José dos Pinhais recebeu e fez a entrega à comunidade, na manhã desta segunda-feira, 8, de cinco coletivos; sendo três micro ônibus e dois veículos tamanho padrão, que serão utilizados para o transporte dos alunos da área rural devidamente matriculados na rede municipal de ensino, e também de três plantadeiras e de um trator, que auxiliarão ainda mais os produtores rurais do município. Tanto os ônibus quanto os equipamentos agrícolas foram adquiridos pela Prefeitura da Cidade por meio de emendas parlamentares do Governo Estadual e do Governo Federal, sendo elas vindas dos deputados estaduais Francisco Bührer e Nelson Justos, e do então deputado federal, Leopoldo Meyer.

Ao todo, mais de R$ 1 milhão foram destinados ao município. O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, agradeceu o repasse financeiro e destacou a importância da aquisição dos veículos e dos equipamentos. “Dessa maneira a gente vai melhorando o serviço público, com os ônibus escolares, que vão ajudar no transporte escolar das crianças da área rural e os equipamentos para os nossos produtores; São José dos Pinhais tem uma área rural extensa e muito produtiva, e precisamos incentivar os nossos produtores para que eles possam produzir cada vez mais, ganhar cada vez mais, e com isso desenvolver São José dos Pinhais cada vez mais”.

“As nossas emendas são emendas impositivas, então o Governo é obrigado a entregá-las, e a gente espera que ao longo desse ano muita coisa possa vir para São José dos Pinhais ainda fruto do nosso trabalho como deputado”, afirmou Leopoldo Meyer. “Nosso objetivo sempre é atender a demanda de reivindicações do município junto ao Governo do Estado”, afirmou o deputado estadual, Francisco Bührer.

EDUCAÇÃO — Hoje, há 33 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Desses, mais de 40% são usuários do transporte escolar rural. Imar Augusto, secretário de Educação, afirma a importância do repasse das emendas. “Quem será beneficiado é a comunidade que é o futuro da nossa cidade, que são os nossos alunos. Queremos oportunizar um transporte de qualidade, com segurança, com adaptações, até porque nós temos que promover a verdadeira inclusão, e hoje nós temos muitos alunos com deficiência”.

AGRICULTURA — Os agricultores de São José dos Pinhais, devidamente cadastrados na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAG), podem, por meio do Programa Patrulha Agrícola Mecanizada, alugar implementos agrícolas — como tratores, niveladoras, plantadeiras, entre outros — pelo valor de R$ 43,50. “O custo de plantio com essas máquinas fica bem baixo para o produtor, então o benefício é muito grande, porque o lucro que eles têm é bem maior do que se eles fossem alugar um outro trator de terceiros ou ter um próprio trator”, afirma o secretário da SEMAG, Osmar Foggiatto.

PRESENÇAS — Na entrega solene dos veículos e dos implementos agrícolas à comunidade estiveram presentes o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer; o secretário de Viação e Obras Públicas, Marco Setim; e os vereadores Fenemê, Alex Purkote, Alberto “Tico” Setnarsky, Luíz Paulo, Professor Marcelo, Carlos Machado, Abílio Alves e Abelino.

(Fotos: Paulo Szostak/Prefeitura de São José dos Pinhais)