Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de São José dos Pinhais receberam uma série de melhorias estruturais. Obras, reformas e manutenções fazem parte do programa de adequações implantado pela Secretaria de Educação em 2021.

Quatro grandes obras se destacam atualmente. A Escola Municipal Irmã Maria Eufrásia Torres, no bairro Ipê, passa por uma reforma completa, com ampliação de quatro salas de aula e implantação de um pátio coberto para proteger os estudantes do sol e da chuva.

O CMEI Maria da Piedade Côrtes, no Campo Largo da Roseira, recebe obras de melhorias e ampliação, com sete novas salas de aula, banheiros, depósito, rouparia e solário.

Para dobrar a capacidade de alunos, o CMEI João-de-Barro-Preto passa por uma ampliação, com seis novas salas de aula, banheiros, solários e fraldário.

Outro destaque é a construção do novo CMEI Vovó Rozária, onde antes funcionava a Escola Municipal Martim Afonso de Souza, no Jardim Aeroporto. Serão sete salas de aula, novas salas de direção, pedagogia e dos professores, banheiros, refeitório, cozinha e depósito de materiais de limpeza.

Enquanto essas obras seguem em andamento, outras 12 já foram concluídas e entregues para a população. São elas: construção e reformas de muros (CMEI Leone Décimo Dal Negro, CMEI Otília Teixeira Pinto, CMEI Santo Antonio, Escola Ananias Antonio Mauad, Escola Professora Angelina Luciana de Macedo, Escola Aníbal Ribeiro Leal, Escola Olavo Bilac e Escola Sagrado Coração de Maria).

Drenagem e pintura de muro (Escola Professora Julia Wanderley); troca de cobertura e reforma (CMEI Cantinho do Céu); construção de duas salas de aula, refeitório, banheiro e depósito (Escola Leonilda Ravaglio Trevisan); e construção de duas salas de aula, sala de leitura, sala dos professores, pintura interna e externa (Escola Pedro Constantino da Rocha).

Além das obras de ampliação, outros 22 serviços de manutenção por empresas contratadas foram realizados, atendendo Escolas e CMEIS de todos os bairros da cidade.

Manutenção com equipe própria

A Secretaria de Educação conta ainda com equipe própria para manutenção e reparos emergenciais. Esse departamento passou por uma reestruturação no mês de junho (2021), para dar celeridade aos chamados abertos pelas unidades educacionais.

No período de junho a dezembro a equipe realizou o atendimento de 1.748 pedidos, sendo 501 da área hidráulica, 414 de elétrica e 833 de manutenção geral (como limpeza de redes pluviais, manutenção em janelas, portas e telhados, entre outros).