Logo

Portal da Prefeitura


Nutes promove atendimento multiprofissional e diferenciado

Publicado em 30 de junho de 2016 às 9:09

(Foto: Divulgação/PMSJP)

 

O Núcleo de Testagem e Atendimento à Saúde (Nutes), da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, promove atendimento à população com uma estrutura que comporta diversas especialidades médicas.

Segundo informações a coordenação da Unidade, São José dos Pinhais iniciou o combate a epidemia do HIV/AIDS em 1993, com a criação do Serviço de Treinamento, Orientação e Prevenção da AIDS (STOP/AIDS). Entre 2000 – 2001 ocorreu a Execução do II Projeto de Controle da AIDS, o STOP/AIDS passou a chamar-se Programa Municipal de DST/AIDS e  ocorreu a implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no Município . Em 30 de setembro de 2009 foi criado o NUTES como Centro de Referência dos programas para Hepatites Virais, DST/HIV/Aids,  Tuberculose  e Hanseníase.

Os serviços da Unidade são voltados à prevenção, testagem e acompanhamento dos portadores das patologias citadas, por meio de tratamento médico, por especialistas como infectologistas adulto e infantil, psiquiatra, psicóloga e pneumologista.

A coordenação informa ainda que o quadro funcional do Nutes compreende ainda técnicos e auxiliares de enfermagem, biólogo, assistente social, além dos servidores administrativos e de manutenção, formando assim uma força tarefa multiprofissional, que atende entre consultas, testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV, além da entrega de medicamentos, cerca de 60 pessoas por dia.

“Temos desafios diários em nosso trabalho no sentido de que trabalhamos com doenças estigmatizadas pelo preconceito social, nossa luta, além do tratamento é acabar com esse preconceito. Oferecemos os serviços do Nutes de forma gratuita, onde as pessoas podem vir de forma espontânea e sigilosa”, comentou a coordenadora da Unidade, que comentou ainda que além do tratamento das doenças via medicação, a Unidade oferta outras ações de acompanhamento para melhor assistir aos pacientes.

A coordenadora do Nutes destaca ainda a descentralização da testagem rápida que pode ser feita nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma vez se está cumprindo as determinações do Ministério da Saúde, e os servidores de todas as UBSs passaram por capacitação, e cada Unidade tem disponível o kit para efetuar o teste rápido. Desta forma o serviço é mais amplo e eficiente, onde se pode contar ainda com o sistema interligado à Secretaria do Estado da Saúde e ao Nutes.

Outro diferencial do Nutes é o grupo de convivência voltado para os pacientes atendidos, que conta com o acompanhamento de uma psicóloga, além da aplicação da prevenção combinada, conforme determina a política ministerial, ou seja, medidas que incluem o tratamento antirretroviral, a testagem regular do HIV, a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, o exame de HIV no pré-natal e medidas de redução de danos entre pessoas que usam álcool e outras drogas, além do tratamento de outras doenças sexualmente transmissíveis, além do uso de preservativos, a fim de diminuir a carga viral no sangue e restaurar a imunidade, para resultar a melhoria na qualidade de vida e redução da cadeia de transmissão.

O Núcleo de Testagem e Atendimento à Saúde conta ainda com a iniciativa da Educação em Saúde, formada em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social, que permite abordagens e palestras na rede de ensino municipal e estadual, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro da Juventude e Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS).

Segundo os levantamentos mais recentes do Nutes, o Município registrou uma média de 100 casos novos de HIV por ano, onde em torno de 1,3 mil portadores do HIV fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a implantação da nova política ministerial, foi percebido um aumento positivo no número de pacientes que fazem uso da medicação para HIV, uma vez que no ano de 2013 eram 590 pessoas, e até o mês de junho de 2016, são 932 pessoas utilizando os medicamentos.

Srviço
Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde (Nutes) está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1393 – São Pedro.

Informações: (41) 3398-2579

 

sems_nutes_foto_wellington_medeiros-8

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde (Nutes) está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1393 – São Pedro

.