Na quinta-feira (4) o Nutes preveniu a população de São José dos Pinhais para as festas de carnaval (Foto: Divulgação/Sems)

.

Na Rua XV de Novembro, em frente ao Museu Atílio Rocco, os profissionais do Núcleo de Testagem e Atendimento à Saúde (Nutes), da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram nesta quinta-feira (4) uma ação de prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Com a abordagem da população que caminhava pelo calçadão, os profissionais puderam esclarecer dúvidas sobre o HIV (Vírus da AIDS), Sífilis e Hepatites tipo B e C antes de iniciar o feriado de Carnaval. A ação promoveu a prevenção com a distribuição de preservativos masculinos e femininos, reforçou a importância da prevenção aos foliões antes das festas começarem, e também divulgou os serviços da Unidade, voltados à prevenção, testagem e acompanhamento com tratamento médico pelos especialistas Infectologistas do Município.

Em 2013, o Ministério da Saúde adotou a política de prevenção combinada ao HIV. As medidas incluem o tratamento antirretroviral, a testagem regular do HIV, a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, o exame de HIV no pré-natal e medidas de redução de danos entre pessoas que usam álcool e outras drogas, além do tratamento de outras DSTs.

Leonilda Nogueira, coordenadora do Nutes, fala sobre a diferença no tratamento ao HIV antes e depois da adoção dessas novas medidas: “Antigamente, iniciava-se o tratamento com medicamento antirretroviral – quando o paciente tinha o diagnóstico de AIDS, ou seja, imunidade baixa. Hoje o tratamento é a partir do diagnóstico, que pode ser através do teste rápido, exame de sangue para o HIV ou teste de mucosa oral. A função da medicação é diminuir e indetectar a carga viral no sangue e restaurar a imunidade, resultando em melhora da qualidade de vida e redução da cadeia de transmissão”.

São José dos Pinhais e as DSTs
Ainda segundo Leonilda, o Nutes tem registrado em média 100 casos novos de HIV por ano. No Município, fazem tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em torno de 1,3 mil portadores do HIV.

O paciente que contrair uma Hepatite viral irá realizar tratamento no Nutes. Já o paciente que contrair outras DSTs será tratado em uma Unidade Básica de Saúde. A testagem para as Hepatites B e C, Sífilis e HIV podem ser realizadas tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como no Nutes.

O serviço
O Programa Municipal de DST/HIV/Hepatites Virais está vinculado ao Nutes, o qual oferece o Teste Rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O resultado fica pronto em até 30 minutos, é gratuito e sigiloso. Não é necessário o encaminhamento médico para realizar o Teste Rápido.

Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde (Nutes) está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1393 – São Pedro.

Informações: (41) 3828-4455 ou (41) 3398-2579.

(Foto: Divulgação/SEMS)
(Foto: Divulgação/Sems)
(Foto: Divulgação/SEMS)
(Foto: Divulgação/Sems)

.