Através de uma parceria com a Viveiros Pitol, empresa da cidade de Anta Gorda (Rio Grande do Sul) pioneira no país na produção de noz pecan, a Prefeitura de São José dos Pinhais, intermediada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), traz uma nova fonte de renda aos agricultores do município interessados no cultivo de nozes pecan.

Com a parceria, as mudas de noz pecan, com dois (2) anos, serão negociadas por R$ 57 reais cada, a Viveiros Pitol não cobrará frete desta entrega e os interessados poderão parcelar a compra de mudas em até 6 vezes sem juros. Até o momento, mais de 100 (cem) mudas de noz pecan já foram adquiridas por agricultores de São José dos Pinhais.

Atualmente, o Brasil importa aproximadamente 97% (noventa e sete por cento) da produção de nozes pecan do mercado internacional. O quilo, deste tipo de noz, é comercializado no país por cerca de R$ 12 reais. A noz (pecan) pode ser negociada inteira, quebrada, moída e em farinha. O óleo de noz pecan é outro derivado (lançamento) também comercializado.

Até o dia 30 de abril, a Semag estará com o prazo de adesão aberto. Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos no telefone da secretaria: 3381-5824 (com Marizely).

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Alvaro Matheus / Prefeitura SJP)