Até 25 (vinte e cinco) de novembro está disponível em São José dos Pinhais, às empresas interessadas, o Formulário de Participação (adesão) do Programa Municipal Natal Social 2021. As empresas participantes, posteriormente, recebem em solenidade o Selo Social.

O formulário de adesão está aqui Programa Municipal Natal Social 2021 .

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) do município, o programa (criado em 2011 através da Lei municipal nº 1.715/11) efetiva parcerias com empresas interessadas em ‘apadrinhar’ entidades que atuam na cidade em defesa de crianças, adolescentes, idosos, além de pessoas em situação de rua, risco ou vulnerabilidade social.

A meta do programa, realizado anualmente nesta época, é atender todas as entidades sociais, governamentais e não governamentais, que estejam cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), ou no Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS).

Em 2020, dez (10) empresas e organizações – com sede própria no município e conveniadas ao programa – participaram do Natal Social desenvolvendo diversas ações em São José dos Pinhais (SJP) que ofereceram um natal mais digno e acolhedor para mais de 700 (setecentas) pessoas em vulnerabilidade social, a maioria é atendida nos serviços da Semas por causa de riscos, abandono, afastamento e isolamento, além de outras dificuldades enfrentadas no núcleo familiar.

Entregue aos participantes, nos primeiros meses de cada ano, o Selo Social reconhece simbolicamente a contribuição social das empresas e organizações – governamentais e não governamentais – que tenham realizado ações relacionadas ao programa.

Vale destacar que tanto a organização das ações e atividades propostas, quanto as arrecadações e entregas, são de responsabilidade dos interessados em participar do programa. Devido à pandemia de Covid-19 (novo coronavírus), o programa segue todos os protocolos exigidos pela Saúde.

Como participar?

O contato pode ser feito pelo telefone da Secretaria Municipal de Assistência Social 3398-2774, ou pelo e-mail almir.paula@sjp.pr.gov.br, onde serão repassadas todas as informações às empresas e entidades interessadas. Depois, é necessário preencher o Formulário de Adesão 2021.

Assinado e escaneado, o formulário deve ser encaminhado neste e-mail almir.paula@sjp.pr.gov.br, com a escolha da entidade que será ‘apadrinhada’. Os interessados têm até 25 de novembro para entregar o formulário de participação.

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Semas / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)