Logo

Portal da Prefeitura


Semana do Aleitamento Materno: Secretaria de Saúde realiza evento em alusão ao tema

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 17:28

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)

Desde 2017, por Lei, o mês de agosto é conhecido por ser o “Agosto Dourado” e o “Mês do Aleitamento Materno” em alusão ao aleitamento materno e sua relevância. Do dia 1 de agosto ao dia 7 de agosto é celebrado mundialmente a “Semana Mundial de Aleitamento Materno”, por conta disso, a Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (8), no Sesc São José dos Pinhais, um evento com o público alvo para equipes de atenção primária à saúde do município.

O evento aconteceu durante o período da tarde, e contou com a presença de profissionais qualificados no assunto, como a professora Dra Cláudia Choma Bettego Almeida da Universidade Federal do Paraná, que enfatizou a importância do aleitamento materno, além da qualidade do leite e o motivo pelo qual amamentar, a enfermeira do município de Pinhais, Kátia Gaberz Kirschnik, explicando sobre a rede de proteção ao aleitamento como estratégia de promoção ao aleitamento, a nutricionista da Divisão de Merenda Escolar da Secretaria de Educação, Rebeca Vilaverde Duarte Braum, que explicou sobre o projeto “Cantinho do Mamá” em São José dos Pinhais, e por fim, a coordenadora do Banco de Leite do Hospital São José, Goretti Kuzma, que debateu sobre o Banco de Leite do Hospital.

De acordo com Vanessa da Rocha Chapanski, organizadora do evento e nutricionista da Secretaria de Saúde, o “Agosto Dourado” é uma excelente forma de enfatizar a importância do aleitamento materno. “Existem estudos que enfatizam que o aleitamento trabalha na redução de hospitalização por diarreia, por problemas respiratórios, especialmente. Para a mãe, reduz o câncer de mama, por exemplo”, conta.

Aliado ao incentivo ao aleitamento materno, surge o Projeto Cantinho do Mamá de São José dos Pinhais, inspirado no programa Mama Nenê, de Curitiba. A idealizadora do Projeto Cantinho do Mamá e nutricionista da Divisão de Merenda Escolar da Secretaria de Educação, Rebeca Vilaverde Duarte Braum, enfatizou durante sua palestra, além da importância do aleitamento materno, o funcionamento do Cantinho. Atualmente, o Cantinho do Mamá está presente em 40 CMEIs do município.

O Cantinho conta com poltronas para as mães que desejam amamentar seus filhos nos CMEIs. “O Cantinho do mamá deve ser um local acolhedor, favorável, para favorecer o aleitamento materno, que é o melhor para o bebê”, enfatiza Rebeca.

 

Banco de Leite

O Hospital São José possui o Banco de Leite (BLH), que alimenta os recém-nascidos, bebês e a UTI neonatal do Hospital. Por conta disso, o Banco de Leite está disponível para as mães que desejam doar o leite materno, que pode ser doado no próprio Hospital, ou então a domicílio.

Para doar basta entrar em contato com o BLH do Hospital São José:

Telefone (41) 3283-5522, ramal 280, ou então pelo Whatsapp (41) 99703-5358

Email: bancodeleite@sjp.pr.gov.br

Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, 1747

Horário de Funcionamento:

7h às 16h, de segunda a sexta-feira

 

 

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)

 

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)

 

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)

 

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)