O bairro Cidade Jardim foi o local escolhido para receber a segunda edição do mutirão Cidade Limpa, que tem como objetivo recolher resíduos sólidos acumulados nas residências e ruas de regiões pré-determinadas. A ação é fruto de uma parceria realizada entre as Secretarias Municipais de Governo (Semgov) e Meio Ambiente (Semma), da Prefeitura de São José dos Pinhais, e acontece até o próximo dia 05 de março.

Estiveram acompanhando o segundo mutirão de limpeza pública o secretário de Meio Ambiente, Wagner Zaclikevis, o chefe de gabinete, Andrei Gondro, o vereador Luiz Monteiro, servidores municipais e equipe da Semma.

Seguindo o lema “Cidade Limpa, Responsabilidade de Todos”, a iniciativa busca evitar acúmulo de resíduos, como caliças, galhos, entulhos e dar um destino correto a esses itens. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Wagner Zaclikevis, a ação é muito importante por ter caráter preventivo. “Ainda estamos no período de transmissão de dengue, então quando as pessoas tiram esses resíduos de casa, colocando-os para fora, a gente faz a limpeza e a destinação adequada, o que evita a transmissão dessa e de outras doenças”, afirma o secretário.

Ao todo serão mais de 50 pessoas trabalhando, exclusivamente, na limpeza do bairro Cidade Jardim ao longo dos próximos dias. Além das equipes de roçada e raspagem, o mutirão ainda conta com 6 caminhões e 3 retroescavadeiras, que estão disponíveis para auxiliar no trabalho dos funcionários. “Estamos surpresos com a adesão da população, somente no primeiro dia o pessoal já colocou bastante resíduo para fora, foi bem bacana”, ressalta Wagner Zaclikevis.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, na primeira edição do mutirão de limpeza pública, que aconteceu na Borda do Campo e em toda região, entre 23 e 27 de fevereiro, foram retirados mais de 100 caminhões de lixo ao longo dos cinco dias. A ação é importante também para criar noções de responsabilidade ambiental e para lembrar a população de acionar os órgãos da Prefeitura para dar uma destinação correta aos resíduos quando necessário, tornando assim a cidade mais bonita para todos.

Para participar a população da Cidade Jardim só precisa colocar em frente a sua residência todo tipo de lixo sólido acumulado no interior da propriedade até a próxima quinta-feira (03).

(Por Luciana Prieto/ Foto: Alvaro Heger / Prefeitura SJP)