Importante nome no que diz respeito a preservação do patrimônio cultural e histórico de São José dos Pinhais, Ernani Zetola completaria 100 anos no último dia 30 de julho. Para celebrar o centenário desta figura tão importante para a cidade, o fundador do Museu Municipal Atílio Rocco foi homenageado com uma exposição que conta parte de sua história.

Inaugurada na última sexta-feira (30), a exposição “100 anos de Ernani Zetola” foi idealizada pela ex-diretora do Museu Municipal Atílio Rocco, Zelinda Fialla, e apresenta a vida, história, produção jornalística e atuação cultural do historiador.

Em sua vida, Ernani Zetola foi um grande defensor da cultura são-joseense. Escreveu colunas sociais e de memória para diversos jornais, foi fundador e presidente do “Centro Cultural Scharffenberg de Quadros”, através do qual realizou inúmeros eventos e iniciativas culturais.

Também foi responsável pela criação do “Grupo Folclórico Italiano de São José dos Pinhais”, e em 1977, através de uma ação conjunta do Lions Clube Aeroporto e da Prefeitura, fundou o Museu Municipal de São José dos Pinhais, pela lei nº. 34/77, hoje, Museu Atílio Rocco.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Marcelo Dal Negro, é importante trazer ao conhecimento do público quem foi Ernani Zetola, para que as próximas gerações saibam de sua luta pela cultura da cidade, e até quem sabe possam se inspirar em seus feitos.

O evento de lançamento que aconteceu na tarde do dia 30 de julho contou com apresentação da Banda Marcial e das seguintes autoridades: prefeita, Nina Singer, vice-prefeito, Professor Assis, presidente da Câmara dos Vereadores, Abílio Alves, secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro, secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidário, Luiz Gustavo S. Mello, e representantes da secretaria de Cultura e do Museu.

A prefeita Nina Singer também reforçou a importância do papel desempenhado por Ernani Zetola por toda sua vida, com um legado que ecoará por toda a história da cidade. “Se hoje temos história, se temos memória em nosso município, devemos a ele, que lutou incansavelmente pelo museu. Onde quer que ele esteja hoje, deve saber que seu esforço e luta valeram a pena”, afirmou a prefeita.

Exposição 100 Anos Ernani Zetola

Data: 30/07/2021 a 30/07/2022

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira – 10h às 12h | 13h às 17h (ou conforme decreto vigente)

Local: Museu Municipal Atílio Rocco – Rua XV de Novembro, 1.660 – Centro