Logo

Portal da Prefeitura


Museu Atílio Rocco abre exposição sobre a história de Stanislaw Skarzynski

Publicado em 27 de junho de 2013 às 18:58

Com abertura oficial na noite desta quarta-feira (26), o Museu Atílio Rocco apresenta a exposição intitulada “Um Intrépido polonês em céu brasileiro: O feito extraordinário do aviador Stanislaw Skarzynski” que ficará abeta até o dia 24 de agosto.

A exposição mostra painéis com fotos do aviador em território brasileiro após sua façanha de cruzar o oceano Atlântico pilotando um avião de pequeno porte no ano de 1933.

“É um privilégio podermos realizar esta exposição em nosso museu, com fotos belíssimas e um contexto histórico tão rico” declarou Amarildo Rosa, secretário municipal de Cultura de São José dos Pinhais.

O evento contou com a presença do cônsul geral da República da Polônia, Marek Makowski que elogiou a iniciativa e destacou a importância da exposição. “Agradeço a iniciativa de São José dos Pinhais pela exposição que representa um feito muito importante dentro da história mundial e da Polônia”, afirmou Marek. O cônsul ainda destacou que diversas cidades estão interessadas em ter essa exposição em seus museus.

Elza Maria M. Z. Delage, diretora do Museu Municipal Atílio Rocco, informou que o museu abrirá todos os sábados das 10h às 14h para facilitar o acesso da população, permitindo assim maior oportunidade de conhecer a estrutura e exposições permanentes do museu e a exposição “Um Intrépido polonês em céu brasileiro: O feito extraordinário do aviador Stanislaw Skarzynski”.

Estiveram presentes na abertura da exposição o Chefe de Gabinete, Louir Berti, representando o prefeito Luiz Carlos Setim, Cristiane Loff representando o Ministério da Cultura, Karina Muniz Viana da Secretaria de Estado da Cultura.

A exposição “Um Intrépido polonês em céu brasileiro: O feito extraordinário do aviador Stanislaw Skarzynski” fica no Museu Atílio Rocco localizado na Rua XV de Novembro e tem o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais através de sua secretaria de Cultura, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura, Consulado Geral da República da Polônia e Casa da Cultura Brasil Polônia.