O Museu do Boneco Animado de São José dos Pinhais comemorou seu 23º aniversário em junho. Esse espaço singular foi fundado em 29 de junho de 2000 para disseminar a cultura bonequeira do município, destacando os bonecos desenvolvidos pelos talentosos artistas locais.

O início dessa história se deu a partir da confecção de bonecos, que eram criados por participantes de um curso de teatro oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). Esses bonecos eram utilizados em apresentações teatrais e encontraram um novo lar com a criação do Museu.

Sendo o pioneiro em sua categoria no Brasil, o Museu do Boneco Animado é motivo de orgulho para o município. Seu acervo é constantemente renovado para apresentar novas exposições e espetáculos teatrais. Com isso, atrai e encanta visitantes de todas as idades.

Além disso, o espaço desempenha um papel importante no incentivo à cultura e à criatividade, propiciando momentos de aprendizado e encantamento. Escolas e instituições de ensino frequentemente levam seus alunos em visitas educativas, estimulando a imaginação das crianças. O Museu do Boneco Animado se torna um espaço onde as histórias ganham vida e as possibilidades são infinitas.

Com um acervo vasto e diversificado, o Museu tem bonecos gigantes que alegram os desfiles de carnaval do município, assim como fantoches, marionetes, máscaras e outros adereços que encantam os visitantes.

Segundo o secretário de Cultura de São José dos Pinhais, Marcelo Dal Negro, o Museu do Boneco Animado é um verdadeiro tesouro para os são-joseenses. “Ao completar seus 23 anos, o museu reafirma sua importância como um símbolo da identidade cultural da cidade e como um incentivo poderoso para o desenvolvimento da cultura e da criatividade no município”, destaca.

Para preservar a história do Museu do Boneco Animado, a Semuc criou um livro repleto de atividades infantis relacionadas ao universo dos bonecos animados. Ilustrado pelo servidor e artista local, Gilberto Gondro, essa lembrança é distribuída aos visitantes do espaço com objetivo de preservar a magia e estender a cultura para além das paredes do museu, inspirando as futuras gerações.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.