O evento Mundo Pet foi concebido pelas secretarias municipais de Saúde (SEMS), de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR) e de Meio Ambiente (SEMMA) de São José dos Pinhais, com o objetivo de difundir a causa animal, promovendo ações de conscientização sobre o respeito aos direitos dos animais, a relevância da guarda responsável e a importância de ações voltadas à adoção de animais, a fim de evitar abandonos.

Desta forma a administração pública promove neste sábado (17), no Parque São José, das 9h às 16h o Mundo Pet, com diversas atividades para os pets e seus responsáveis. Terá lançamento do AmbulaCÃO – Ambulatório Móvel que, em breve, prestará atendimento clínico básico nos bairros para animais com tutores de baixa renda;

Durante todo o dia haverá orientação referente ao cadastro para castração gratuita de cães e gatos – a castração evita as ninhadas indesejadas e o consequente abandono e, além disso, a castração evita a proliferação de doenças. E dentro da programação do Mundo Pet terá também o evento de adoção de animais resgatados pelas protetoras do município, onde todos os animais trazidos para adoção já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina e a castração será gratuita para os animais adotados no evento.

As 10h30 e as 14h os visitantes poderão assistir a apresentação do espetáculo “Escola dos Palhaços” com os palhaços Sarrafo, Tinoca e Pulguilson da Cia dos Palhaços. A peça trará questões como Guarda Responsável, adoção e maus tratos de forma lúdica para ensinar a crianças e adultos a importância de proteger nossos animais.

As 13h éa vez da Educação Ambiental com Aves de Rapina, arte milenar, a falcoaria une a tradição e a educação ambiental, utiliza técnicas para adestramento de aves de rapina com a finalidade de captura de presas para controle de pragas.

A Secretaria de Saúde por meio da Unidade e Vigilância e Zoonoses (UVZ) estará presente no evento aplicando, no AmbulaCÂO, a vacina Antirrábica que é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Os servidores da Saúde trarão também orientações sobre esporotricose, uma infecção por fungo, que acomete o homem e diversas espécies animais, como cães e gatos.

A Secretaria do Meio Ambiente, durante a realização do Mundo Pet, informa que fará a reabertura do ParCÃO, que passou por manutenção e desinfecção, aproveitando para alertar os tutores que para frequentar o espaço, o animal deve estar vacinado e vermifugado e recolher as fezes do seu animal é obrigação de todo tutor.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.