Logo

Portal da Prefeitura


Mulheres na Ciência: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada até a próxima sexta-feira (19); promovido pela SEMED evento possui parceria intermunicipal

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 17:02

(Fotos: Edson Renato/PMSJP)

Abertura oficial do evento foi realizada nesta manhã reunindo na Usina da Música a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, secretários, professores e pesquisadores da UFPR e UTFPR; um dos objetivos da semana é debater, discutir e refletir sobre a visibilidade do papel da mulher na sociedade e a desigualdade entre gêneros com enfoque na mulher negra.

 

Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (16) em São José dos Pinhais a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que aborda neste ano no município o tema “Mulheres na Ciência: Protagonismo e Reconhecimento”, com a finalidade de refletir sobre a visibilidade do papel da mulher na sociedade em áreas onde tem pouca representatividade e a desigualdade entre gêneros.

De hoje, até a próxima sexta-feira (19), o evento irá promover palestras, mesas redondas, oficinas, mostra de trabalhos e apresentações culturais que envolveram alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação Especial e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.

Cerca de 34 escolas do Ensino Fundamental I participam das ações desenvolvidas especialmente para o evento. “A Semana de Ciência e Tecnologia acontece de 15 a 21 de Outubro em todos os municípios brasileiros”, explica Edicléia Xavier da Costa, professora e coordenadora de Matemática do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, a SEMED.

Segundo Edicleia, “existe uma parceria intermunicipal entre São José dos Pinhais e o município de Pinhais que acontece ao mesmo tempo através de um evento científico que irá discutir o papel da mulher na sociedade e como a Ciência pode ajudar a reduzir desigualdades; ao todo, mais de 105 instituições de ensino público e privado de São José dos Pinhais e de Pinhais realizam ações durante a semana”, disse a professora e coordenadora.

Para a realização das ações que ocorrem durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de SJP, foi necessária à articulação das secretarias de Educação, Cultura (SEMUC), Esporte e Lazer (SEMEL) e de Assistência Social, a SEMAS.

Professora com 31 anos de experiência profissional e secretária da Educação, Ema Maria Zem Karam, esteve presente no evento destacando que “todos os trabalhos, palestras e oficinas que vão ser apresentados na semana dizem respeito ao empoderamento da mulher; da participação na sociedade e na comunidade onde vive”, falou a secretária.

Pela manhã, ainda na Usina da Música, convidados, pais, alunos, professores e servidores puderam acompanhar palestras realizadas por Maria de Fátima Joaquim Minetto, professora e doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de Eneida Desiree Salgado, professora e doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a UTFPR, além de apresentações culturais feitas por alunos do município.

A programação completa para quarta, quinta e sexta-feira você pode conferir mais abaixo.

 

 

Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (16) em São José dos Pinhais a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que aborda neste ano no município o tema “Mulheres na Ciência: Protagonismo e Reconhecimento”.

 

Um dos objetivos da semana é debater, discutir e refletir sobre a visibilidade do papel da mulher na sociedade e a desigualdade entre gêneros com enfoque na mulher negra.

 

Abertura oficial do evento foi realizada nesta manhã reunindo na Usina da Música a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, secretários, professores e pesquisadores da UFPR e UTFPR.

 

Quarta-feira (17/10):

 

MANHÃ (8h30 às 12h)

MOSTRA PEDAGÓGICA – Apresentações Culturais

Local: Ginásio de Esportes Ney Braga II, localizada na Rua Dona Izabel A Redentora, 2355 – Centro, São José dos Pinhais – PR, 83005-010, Telefone: (41) 3381-5940

 

TARDE (13h30 às 17h)

MOSTRA PEDAGÓGICA – Apresentações Culturais

Local: Ginásio de Esportes Ney Braga II

 

Quinta-feira (18/10):

 

MANHÃ (8h30 às 12h)

MOSTRA PEDAGÓGICA – Apresentações Culturais

Local: Ginásio de Esportes Ney Braga II

 

TARDE (13h30 às 17h)

MOSTRA PEDAGÓGICA – Apresentações Culturais

Local: Ginásio de Esportes Ney Braga II

 

Sexta-feira (19/10):

 

MANHÃ (8h30 às 12h)

OFICINAS:

  • Maria Montessori – Potencialidades para o Pensamento Matemático
  • Anne Sullivan e o Legado de Helen Keller
  • Magda Soares – Alfabetização em Foco
  • Tizuko Kishimoto – Construção de Jogos de Raciocínio Lógico

Local: Faculdade da Indústria

 

TARDE (13h30 às 17h)

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2018

MESA REDONDA: Mulheres Destaques nas Ciências e referências para alunas da Educação Básica

Local: Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CENFORPE II), localizado na Av. Iraí, 696 – Planta Bairro Weissópolis, Pinhais – PR, 83321-150, Telefone: (41) 3912-5400