Logo

Portal da Prefeitura


Escola da Cultura recebe mostra sobre população quilombola

Publicado em 14 de junho de 2017 às 14:51

Artista plástica expõe obras na Escola de Cultura de São José dos Pinhais

A Escola da Cultura recebe no dia 20 de junho (terça-feira) as telas da artista Jane Ferreira. Promovida pela Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais a mostra “Quilombolas no Paraná” acontecerá no hall de entrada da Escola, que fica na  Rua Joaquim Nabuco n° 3136. A abertura da exposição será às 16h, com entrada gratuita.

Jane Ferreira é autodidata e teve os olhares de seu avô e seu pai sobre seus desenhos, desde o período escolar. Aos 16 anos foi apresentada a Fundação Cultural de Curitiba, por meio da qual expôs suas obras, em 1987, na Primeira Coletiva no Largo da Ordem.

A artista é sensível e atenta aos elementos da flora e fauna, tendo as paisagens paranaenses como principais inspirações. Na tinta óleo sobre tela, as obras retratam uma pesquisa que a artista realizou sobre o povo Quilombola no estado. Segundo ela, “houve um sentimento de gratidão às pessoas das comunidades. De longe, elas me impulsionaram para esta verdade: a alegria de viver contagiante e edificante em meu aprendizado como pessoa”, comentou Jane Ferreira.

Quilombolas

As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana – que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o país existam mais de três mil comunidades quilombolas.

Fonte: Incra