11/03/2019

Morango: Prefeitura vai entregar 300 mil mudas ao pequeno e médio produtor rural

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Zsostak / Prefeitura SJP)

Para 2020 a secretaria de Agricultura e Abastecimento estuda com a Prefeitura a possibilidade de aumentar a quantidade de mudas fornecidas para cada produtor que pode solicitar, atualmente, no programa até 1 mil mudas de morangos.

A partir desta segunda-feira (11/março) a Prefeitura de São José dos Pinhais realiza as inscrições para o programa municipal ‘Plante Mais’ desenvolvido pela secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) que distribui ao pequeno e médio produtor rural do município até 1 mil mudas de morangos com valor subsidiado. Até a próxima sexta-feira (15) a secretaria fornecerá aproximadamente 300 senhas de atendimento aos interessados e com perfil para participar, depois de fazer o recadastramento e efetuar a inscrição as mudas serão entregues pela Semag provavelmente em junho.

Criado pela lei nº 1.737/2011, o programa ‘Plante Mais’ estimula o cultivo da fruta no município auxiliando o produtor com subsídio de 60% do valor das mudas distribuídas, no ano passado, a Prefeitura atendeu com o programa 306 produtores e forneceu aproximadamente 295 mil mudas de morangos, especialmente, à agricultura familiar.

Para Osmar Foggiatto, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, a Prefeitura incentiva através do programa “o agronegócio do município com a finalidade de promover principalmente a agricultura familiar, atualmente, São José dos Pinhais é o 3º maior produtor de hortaliças e frutas do Estado e temos que desenvolver projetos, ações e programas que apoiem e valorizem nosso pequeno e médio produtor rural”, comentou o secretário.

As inscrições serão realizadas até a próxima sexta-feira (15), das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30, na sede da Semag, localizada na Rua Veríssimo Marques, n º 1801, no Centro, e para participar é necessário que o produtor faça o recadastramento antecipadamente apresentando no momento da inscrição o RG, CPF (do titular e dos membros da família), matrícula do imóvel ou contrato de arrendamento, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) além do Cadastro de Produtor Rural, o CAD/PRO.