A 4ª e última etapa do circuito municipal de Xadrez escolar de São José dos Pinhais, foi realizada nesta quinta-feira (06) reunindo estudantes do ensino básico, fundamental e médio da cidade que disputaram o torneio divididos em categorias no Ginásio de Esportes Max Rosenmann, localizado no Afonso Pena.

O evento é realizado todos os anos pelas secretarias municipais de Educação e de Esporte e Lazer com o apoio da Prefeitura e parceria da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), entidade que administra o Xadrez no Estado.

Segundo os organizadores do circuito a última etapa do evento foi disputada por mais ou menos 900 alunos de 50 instituições da rede pública de ensino do município e cidades vizinhas.

“Centenas de alunos e professores participam hoje do maior evento de Xadrez escolar de São José dos Pinhais”, disse Paulo Rios, que coordena a modalidade esportiva no município. Para Paulo, o circuito “é uma grande festa do esporte na cidade que promove desenvolvimento cognitivo proporcionando as crianças e jovens diversos benefícios como estimular a memória, o raciocínio lógico, capacidade de concentração, respeito às regras, administração do tempo, controle de hierarquias”, destacou o coordenador.

O circuito escolar de Xadrez acontece quatro vezes ao ano em SJP, as inscrições são gratuitas, o evento é aberto ao público e os melhores resultados da competição recebem medalhas e troféus que levam os nomes gravados.

Do evento saem os talentos que vão treinar no Clube de Xadrez da cidade e representar o município em competições nacionais e internacionais.

São José dos Pinhais tem atualmente campeão Sul-americano, campeão brasileiro de categorias e é também campeão dos jogos da juventude (feminino) além de possuir outros títulos importantes que já foram conquistados tornando o município referência da modalidade para o Estado e para o Brasil.

Hoje, foram realizadas três rodadas de jogos pela manhã e outras três vão acontecer na parte da tarde e os participantes com melhor pontuação serão os vencedores

A divulgação da premiação vai ocorrer amanhã (07/12).

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Lucas Mendes / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.