Na tarde desta quinta-feira (13) a Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais efetuou a entrega oficial de um novo equipamento para coleta de lixo, no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro.

Os novos equipamentos são frutos de um projeto desenvolvido pela Secretaria, a fim de melhor atender a demanda de resíduos da região, que concentra grande comércio e circulação de pessoas, de maneira funcional e que preserve o ambiente e a saúde da população.

O projeto consiste em reservatórios em forma de container soterrados, com sistema pneumático e dois pontos de coleta, com capacidade de armazenamento de mil litros cada, desenvolvido para a coleta de lixo orgânico, gerado pelos comerciantes e pedestres do calçadão. A Rua XV de Novembro possui mais de 200 comerciantes, entre fornecedores de produtos e serviços.

A necessidade de um equipamento deste tipo se dá uma vez que até o momento, os resíduos gerados pelo comércio local ficavam “estocado” nas esquinas e em outros pontos da Rua XV de Novembro, até sua devida coleta. Este montante diário de lixo, mesmo que de forma temporária, além de deixar o local feio, expõem as pessoas à possibilidade de contaminação, gera mau cheiro e atrapalha a circulação dos pedestres.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente – Ahirton Sdroiesk Junior, o novo equipamento é direcionado ao lixo orgânico, pois a coleta de materiais recicláveis é feita quatro vezes por semana no calçadão, por parte da Prefeitura, e para esse tipo de material também tem os catadores de recicláveis.

“Este é o primeiro equipamento do tipo, que entregamos com orgulho, pois é fruto de um projeto desenvolvido pela gestão municipal. A ideia é colocar outros iguais em diversos pontos, porém estamos analisando custos, e estudos técnicos, pois existem tubulações subterrâneas por toda a parte”, comentou o secretário Ahirton.

Cada equipamento tem um custo, este primeiro foi adquirido por meio de termo de doação da empresa responsável pela coleta de lixo no município, a Transresíduos, que juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente irá gerenciar e promover a coleta no container soterrado.

Na ocasião da entrega, o prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon ressaltou a importância de equipamentos como este que unem modernização e postura de responsabilidade ambiental por parte da administração pública. “Temos que criar políticas públicas de preservação do meio ambiente, e ações simples como essa trazem muitos resultados positivos”, pontuou Toninho.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.