A Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) de São José dos Pinhais promoveu na manhã desta quarta-feira (10), um encontro com as 34 cuidadoras de animais, cadastradas no município, para falar sobre as ações desenvolvidas para a causa animal.

Na ação, que contou com a presença da prefeita – Nina Singer e do secretário de Meio Ambiente – Wagner L. Zaclikevis foram apresentadas várias pautas para o seguimento, como o andamento das obras do Centro de Bem-Estar Animal – com previsão de entrega para o próximo ano, além da distribuição de 1,5 toneladas de ração às participantes, por meio do Banco de Ração e Utensílios para Animais, regulamentado pela Lei Ordinária n.º 3.667/2020 – que prevê essa distribuição de forma periódica.

Durante o encontro foram entregues kits de higiene, e também foram apresentadas as ações referentes ao Programa de Controle Ético da População Canina e Felina, para a realização de cinco (05) mil castrações de cães e gatos, por meio de cinco clínicas veterinárias já credenciadas, bem como a utilização do Castramóvel – que tem como objetivo prestar esse serviço de descentralizada em mutirões nos bairros do município. Os recursos para a contratação são do Fundo Municipal de Meio Ambiente, autorizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, atualmente existem três (03) mil cadastros na fila para a castração dos animais, o intuito da administração pública e zerar essa demanda – que possui cadastrados cuidadores de animais e população em geral.

(FOTOS: Alvaro Heger / Camila Ortega – PMSJP)