Com o objetivo de incentivar e promover a separação do material reciclável do lixo comum, contribuindo assim para a preservação ambiental, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou na última terça-feira (27), a entrega de conjuntos de lixeiras para coleta seletiva e contêineres para armazenamento de material reciclável em unidades de ensino do município.

A iniciativa também possibilita uma maior geração de renda aos trabalhadores das Associações de Catadores do município, uma vez que todo resíduo reciclável coletado nos prédios públicos de São José dos Pinhais é enviado às associações.

O roteiro de entregas do dia 27 de abril contemplou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Papa João Paulo II, no bairro Cidade Jardim; a Escola Municipal Pedro Moro Redeschi, no Braga; e o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) Anne Sullivan, no Centro.

Estiveram presentes na oportunidade a prefeita Nina Singer, o vice-prefeito Professor Assis, o secretário de Meio Ambiente, Wagner Luiz Zaclikevis, o secretário de Educação, Aldrian Matoso, representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o diretor geral da Secretaria de Educação, Diego Santin, as diretoras das unidades, Cristiane, Deisi e Andréia, além de servidores municipais.

A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente prevê a entrega de:

• 200 conjuntos de lixeiras para coleta seletiva em todas as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), adquiridas através da emenda impositiva nº 139/2019, do vice-prefeito Professor Assis enquanto vereador.
  • 174 contêineres de 500 litros para armazenar material reciclável – adquiridos através do Projeto de Educação Ambiental “Meu Ambiente”, com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Estes serão disponibilizados para todas as instituições de ensino municipais e estaduais localizadas no município, além dos CRAS, CEMAEs e Secretarias Municipais.